Saúde

Inchaço e dores tendem a aumentar no verão

Durante o verão é comum se sentir mais cansando e inchado, algumas medidas são tomadas para poder aliviar esses sintomas durante o calor excessivo que atinge algumas cidades.

18 Jan 2023 - 21h07 | Atualizado em 18 Jan 2023 - 21h07
Inchaço e dores tendem a aumentar no verão  Lorena Bueri

O verão em países tropicais não é fácil, é comum os termômetros dispararem e atingirem altas temperaturas que podem passar dos 30 graus, em algumas cidades do Brasil a temperatura pode atingir os 40 graus para mais. Para alguns, o calor traz grande alegria, piscinas, praias, parques lotados e para outros pode ser um momento de grande mal-estar. 

Isso acontece devido aos sintomas de cansaço excessivo e inchaço pelo corpo, que atinge principalmente as mãos e pernas. 


Inchaço nas pernas devido a má circulação sanguínea (Foto/Reprodução: Site: CMH Medicina Hospitalar)


Segundo o médico vascular Gustavo Marcatto, de São José do Rio Preto (SP), o calor em excesso é um grande inimigo para a circulação do sangue. Estudos da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, apontam que durante o verão 30% das doenças vasculares tendem a aumentar. 

"Nesta época do ano há um aumento considerável nos problemas vasculares. Os pacientes chegam ao consultório se queixando de cansaço, inchaço e peso nas pernas. Isso ocorre porque há uma dilatação maior das veias e vasos sanguíneos, para regular a temperatura do organismo, e há uma sobrecarga no sistema circulatório. O sangue se acumula, principalmente nas extremidades do corpo, e a circulação torna-se mais lenta, levando, consequentemente, ao inchaço de pernas, pés e mãos”, explica o médico. 

 

Uma forma de diminuir os sintomas e até mesmo evitar que eles apareçam, é manter o corpo hidratado, a falta de água é um dos principais fatores que prejudicam a circulação do sangue. Outra dica é se movimentar, aumentando a circulação sanguínea, em alguns casos as atividades físicas como musculação auxiliam na diminuição dos inchaços. Para aqueles que não conseguem realizar atividade física ou caminhadas, podem tirar alguns minutos no fim do dia para manter as pernas elevadas durante um tempo, isso irá aliviar o cansaço e os inchaços dos membros. 

O médico faz um alerta, caso a sensação de inchaço e cansaço nos membros inferiores e superiores não passem mesmo com essas dicas, é necessário buscar uma avaliação médica. 

 

Foto Destaque: edema devido a má circulação sanguínea nos membros inferiores (créditos: Site Segs)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo