Notícias

Incêndio em prisão na Colômbia deixa 51 mortos

Prisão fica em Tuluá, região oeste do país, guardas e prisioneiros ficaram feridos em incêndio que teria começado após tentativa de fuga, denúncias alertam para superlotações e precariedades nas prisões colombianas.

28 Jun 2022 - 15h59 | Atualizado em 28 Jun 2022 - 15h59
Incêndio em prisão na Colômbia deixa 51 mortos  Lorena Bueri

Um incêndio nesta terça-feira (28) no presídio de Tuluá, no departamento de Valle del Cauca na região oeste da Colômbia, deixou 51 mortos e ao menos 30 pessoas feridas, segundo o Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário colombiano, o incêndio teria sido iniciado após um motim e tentativas de fuga, a prisão abriga pouco mais de 1.200 detentos. 

Investigações apontam que os prisioneiros tentaram uma fuga em massa, para distração atearam fogo em colchões durante a troca de turno dos guardas prisionais, as chamas saíram do controle e incendiaram todo o edifício do pavilhão 8 do presídio, onde estavam cerca de 200 presos, os internos receberam atendimentos da Polícia e do Corpo de Bombeiros. 

De acordo com o general Tito Yesid Castellanos, diretor do Instituto Nacional Penitenciário e Prisional (Inpec) da Colômbia, o presídio de Tuluá abriga presos de segurança média, as vítimas ainda estão sendo identificadas e que alguns guardas ficaram feridos,O fogo foi controlado e neste momento não registramos nenhum prisioneiro fugitivo” - disse o diretor.  


Incendio em prisão colombiana deixa 51 mortos e 30 feridos. (Foto: Reprodução/ UOL)

 


O presidente colombiano Iván Duque lamentou o ocorrido “Lamentamos os acontecimentos ocorridos na prisão de Tuluá, Valle del Cauca. estou em contato com o @DInpec. O general Tito Castellanos e eu demos instruções para realizar investigações para esclarecer esta terrível situação. Minha solidariedade com as famílias das vítimas” - escreveu o presidente em sua conta no Twitter. 

Denúncias de organizações não governamentais do país indicam superlotação e condições de sistema carcerário precárias no local e em prisões de todo o país, dados do governo apontam que o sistema carcerário colombiano comporta até 81.000 detentos, mas hoje, tem 97.000 prisioneiros, por razão da Pandemia em 2020, o país soltou alguns prisioneiros depois que 20 deles morreram em rebeliões contra superlotação das prisões. O site de notícias colombiano El Tiempo, afirmou que o incêndio já foi controlado. 

 

Foto Destaque: Incêndio atinge pavilhão 8 da prisão de Tuluá, na Colômbia. Reprodução/ R7

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo