Notícias

Incêndio em prisão na Colômbia deixa 51 mortos

Prisão fica em Tuluá, região oeste do país, guardas e prisioneiros ficaram feridos em incêndio que teria começado após tentativa de fuga, denúncias alertam para superlotações e precariedades nas prisões colombianas.

28 Jun 2022 - 15h59 | Atualizado em 28 Jun 2022 - 15h59
Incêndio em prisão na Colômbia deixa 51 mortos  Lorena Bueri

Um incêndio nesta terça-feira (28) no presídio de Tuluá, no departamento de Valle del Cauca na região oeste da Colômbia, deixou 51 mortos e ao menos 30 pessoas feridas, segundo o Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário colombiano, o incêndio teria sido iniciado após um motim e tentativas de fuga, a prisão abriga pouco mais de 1.200 detentos. 

Investigações apontam que os prisioneiros tentaram uma fuga em massa, para distração atearam fogo em colchões durante a troca de turno dos guardas prisionais, as chamas saíram do controle e incendiaram todo o edifício do pavilhão 8 do presídio, onde estavam cerca de 200 presos, os internos receberam atendimentos da Polícia e do Corpo de Bombeiros. 

De acordo com o general Tito Yesid Castellanos, diretor do Instituto Nacional Penitenciário e Prisional (Inpec) da Colômbia, o presídio de Tuluá abriga presos de segurança média, as vítimas ainda estão sendo identificadas e que alguns guardas ficaram feridos,O fogo foi controlado e neste momento não registramos nenhum prisioneiro fugitivo” - disse o diretor.  


Incendio em prisão colombiana deixa 51 mortos e 30 feridos. (Foto: Reprodução/ UOL)

 


O presidente colombiano Iván Duque lamentou o ocorrido “Lamentamos os acontecimentos ocorridos na prisão de Tuluá, Valle del Cauca. estou em contato com o @DInpec. O general Tito Castellanos e eu demos instruções para realizar investigações para esclarecer esta terrível situação. Minha solidariedade com as famílias das vítimas” - escreveu o presidente em sua conta no Twitter. 

Denúncias de organizações não governamentais do país indicam superlotação e condições de sistema carcerário precárias no local e em prisões de todo o país, dados do governo apontam que o sistema carcerário colombiano comporta até 81.000 detentos, mas hoje, tem 97.000 prisioneiros, por razão da Pandemia em 2020, o país soltou alguns prisioneiros depois que 20 deles morreram em rebeliões contra superlotação das prisões. O site de notícias colombiano El Tiempo, afirmou que o incêndio já foi controlado. 

 

Foto Destaque: Incêndio atinge pavilhão 8 da prisão de Tuluá, na Colômbia. Reprodução/ R7

VEJA TAMBÉM

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro  Lorena Bueri

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro

Peões da Fazenda entraram na disputa pela primeira prova do fazendeiro da temporada. Os cinco participantes que subiram para o campo de prova patrocinada pela Betano são: Alessandra Cariúcha, Márcia Fu, Radamés Martins, Yuri Meirelles, Henrique Marti
Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro  Lorena Bueri

Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro

De acordo com as informações repassadas pelo Inpe, as regiões afetadas pelas queimadas no Amazonas já atingiram a média contabilizada do mês de setembro.
Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de 'Got Me Started' Lorena Bueri

Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de "Got Me Started"

O lançamento fará parte do terceiro álbum de estúdio do artista junto com "Rush" que marcou seu retorno para música. A estreia do álbum "Something To Give Each Other" está marcado para outubro.
Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia Lorena Bueri

Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia

Ator André Luiz Frambach compareceu na tarde desta quarta-feira (20), em uma delegacia de polícia para testemunhar em inquérito envolvendo declarações de Silvana Taques.
Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante Lorena Bueri

Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante

O apresentador volta a ser internado no Hospital Albert Einstein, 24 dias após o transplante de coração, segundo informações seu estado de saúde é delicado, porém não grave.
Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro Lorena Bueri

Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro

Clube paulista fez mais um acordo para sanar em 24 parcelas a dívida milionária que tem referente a direitos de imagem do atual meio-campista do Cruzeiro
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo