Esportes

Impedimento semiautomático é anunciado pela FIFA para a Copa do Mundo

A FIFA autorizou a implementação da marcação de impedimento em 3D para a Copa do Mundo no Catar. Ferramenta já foi utilizada na Copa Árabe em 2021 e Mundial de Clubes em 2022

01 Jul 2022 - 13h45 | Atualizado em 01 Jul 2022 - 13h45
Impedimento semiautomático é anunciado pela FIFA para a Copa do Mundo Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (01), a FIFA anunciou uma importante mudança no formato das marcações de impedimento para a Copa do Mundo no Catar. O chamado "impedimento semiautomático" será implementado na principal competição da modalidade e visa maior agilidade na tomada de decisão e precisão em lances mais duvidosos.

Para isso, a bola oficial da Copa, a Al-Rhila, contará com um sensor em seu centro para saber o exato momento que o jogador tocou na bola. Além disso, a utilização de 12 novas câmeras montadas em locais estratégicos dos estádios irão rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, de forma que todas as extremidades serão mapeadas para a marcação mais exata possível.

Dessa forma, os árbitros na cabine receberão um alerta automático com a marcação ou não da infração, porém a responsabilidade final ainda cabe aos ábritros do VAR, que devem validar após uma verificação manual de uma animação 3D, que facilitará e agilizará o processo atual de marcações de impedimento.


Impedimento semiautomático foi utilizado no Mundial de Clubes de 2022 em que o Palmeiras participou no início do ano (Reprodução/FIFA)


Gianni Infantino, presidente da FIFA, comentou o novo avanço da tecnologia no principal palco do futebol mundial: "Na Copa do Mundo, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia do VAR no maior palco do mundo, e se tornou um sucesso indiscutível. A tecnologia do sistema de impedimento semiautomático é uma evolução do sistema do VAR. Essa tecnologia culmina três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores."

A FIFA utilizou como teste desta nova tecnologia na Copa Árabe em 2021 e no Mundial de Clubes de 2022, além de testes em universidades americanas, australianas e suíças. A entidade vai reunir todos os árbitros duas semanas antes do torneio que começa no dia 21 de novembro para se adaptarem a nova ferramenta.

Foto Destaque: Árbitro no VAR. Reprodução/FIFA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo