Beleza

Impactos da beleza de plástico e como evitá-la

No mundo da beleza, as empresas começaram o movimento de readaptar os seus produtos para que sejam veganos e plastic-free, pensando no meio ambiente. Mas nós também precisamos mudar os nossos hábitos de consumo.

3 min de leitura
27 Dez 2021 - 11h21 | Atualizado em 27 Dez 2021 - 11h21

Para quem não sabe, no dia a dia nós estamos rodeados o tempo todo por produtos que têm o plástico na sua composição, como as escovas de dentes, carros, roupas e sapatos, case do celular, brinquedos, os produtos de beleza, e muito mais. O material dura para sempre e já se transformou em poluição planetária. Movimentos como sustentabilidade e o não testes em animais estão começando a ganhar forças ultimamente, mas apesar dos esforços das empresas e indústrias buscarem isso, o tema ainda é pouco difundido devido à escassez de informações. Para que possamos combater esse problema complexo, é importante ler, se informar, e o mais importante de tudo: é preciso refletir e mudar as nossas atitudes em relação ao plástico.  


plásticos nos oceanos (Foto:Reprodução/Unplash)


“Microplásticos são partículas que medem menos de 5mm e que podemos não enxergam a olho nu. Eles são gerados de diferentes maneiras. A maior fonte conhecida vem do pó dos pneus de veículos automotivos. Em segundo lugar, estão as microesferas utilizadas em produtos para higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Todo esse resíduo, quando liberado no meio ambiente, não é mais capturado mesmo pelos tratamentos de esgoto. As embalagens plásticas também, quando expostas a intempéries, vão sendo degradadas e se transformando em partículas menores até virarem microplásticos”, explica Marcos Lorio, professor de Economia Circular e expert em Sustentabilidade, ESG e Inovação.

https://lorena.r7.com/post/Saiba-quais-sao-os-itens-de-skincare-que-mais-cresceram-em-buscas-no-Google

https://lorena.r7.com/post/Saiba-o-que-e-perfumes-de-nicho-e-conheca-os-mais-caros-do-mundo

https://lorena.r7.com/post/5-cuidados-de-pele-e-cabelo-que-provavelmente-voce-abandonou-na-pandemia


No mundo da beleza, já existem uma série de alternativas que ajudam a minimizar a utilização do plástico. A Simples Organic lançou uma linha de xampus veganos, sem exploração animal, e 100% plastic-free.

A Pantys lançou o absorvente interno Safe, produto orgânico, livre de toxinas e agrotóxicos, e 100% livre de plástico. Já a Positiv.a lançou cotonetes completamente livres de plásticos, desde a embalagem até as hastes.

Aos poucos as empresas do setor de beleza estão readaptando os seus produtos para que a agressão ao meio ambiente seja o mínimo possível, utilizando produtos que sejam biodegradáveis e compostáveis.

As empresas fazendo a sua parte, é importante que a gente também faça a nossa, optando por consumir no dia a dia os produtos de linhas que sejam veganos ou plastic-free, para que assim possamos juntos reduzir os impactos provocados no meio ambiente.

 

Foto destaque: Beleza de plástico.Reprodução/Unsplash

 

 

 

Deixe um comentário