Tech

Imagem falsa do Papa Francisco intriga a Internet: saiba o por quê

Foram divulgadas e viralizadas imagens do Papa Francisco, utilizando uma jaqueta puffer branca, no último sábado, dia 25, feito por inteligência artificial.

28 Mar 2023 - 19h11 | Atualizado em 28 Mar 2023 - 19h11
Imagem falsa do Papa Francisco intriga a Internet: saiba o por quê Lorena Bueri

No último sábado, 25, imagens foram divulgadas sobre o Papa Francisco, utilizando uma jaqueta puffer, na cor branca. Essas fotografias repercutiram de tal maneira, principalmente, no mundo da moda, porque internautas acreditaram que o papa tinha contratado uma equipe para mudar o seu visual e sua imagem. 

No entanto, essas imagens foram apenas brincadeiras, feitas pelo artista Pablo Xavier, de 30 anos, onde utilizou a plataforma Midjourney, automatizada por inteligência artificial. Após descobertas sobre o uso da IA, discussões foram levantadas nas redes sociais, trazendo pautas de como uma imagem pode se tornar tão "real" aos olhos da sociedade e como poderia enganar qualquer um, pois nesta plataforma pode-se criar imagens falsas e realistas. 


Papa Francisco de jaqueta puffer. (Foto: CNN/Reprodução)


Trata-se de ressaltar, que a utilização desse aplicativo para divulgar imagens inverídicas, não é a primeira vez. Outra situação foi com o ex-presidente americano Donald Trump, onde estava com suas mãos algemadas e ajoelhado no chão, dando a entender que ele foi preso e estava rezando ou implorando por algo, e mesmo assim, até o próprio Trump divulgou esta imagem em suas redes sociais. 


Imagem de Donald Trump preso e ajoelhado. (Foto: BBC News/Reprodução)


Em conversa com portal da Forbes,professor da Singularity University, Ricardo Cavallini, ele explica que "a imagem do Papa não ensina a gente sobre o futuro da IA, mas sobre o futuro das redes sociais."

Pois, para o professor Cavallini, relata que "não aprendemos ainda a lidar com textos falsos, agora teremos que aprender a lidar com imagens, vídeos e áudios falsos. A imagem do Papa é relevante nessa discussão por ser algo simplório. Apesar da relevância, não é um disco voador ou um pé grande. Em um mundo que beira o surreal, o pontífice usando uma roupa da moda ou o Trump sendo preso são possíveis, ainda que improváveis. Teremos que aprender a lidar com isso, e rápido." 

Logo, é fundamental o combate às fakes news e a veracidade das fontes do que é visto nas plataformas digitais, pois, independente que exista apenas um ou mais, aplicativos que modifique ou transforme essas fotografias em reais, a maneira que estes conteúdos chegam na sociedade civil, é através da desinformação. 

Foto destaque: Foto viralizada do Papa Francisco. Reprodução: CNN

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo