Esportes

Ifab altera regra e proíbe goleiros de fazerem “catimbas”

Não será permitido aos goleiros durante os pênaltis fazer com que os cobradores percam a concentração na hora de finalizar. Emiliano Martínez foi muito criticado.

25 Mar 2023 - 11h14 | Atualizado em 25 Mar 2023 - 11h14
Ifab altera regra e proíbe goleiros de fazerem “catimbas” Lorena Bueri

Há probabilidades que a nova regra seja iniciada na temporada 2023/24 exatamente em 1º de julho de 2023. A Ifab, associação internacional que regula as regras do futebol, procura corrigir a postura dos arqueiros durante as cobranças de penal. Não será tolerado aos goleiros diante dos cobradores que eles toquem as traves, nas redes ou até mesmo retardar a cobrança, utilizando de conversas para atrapalhar mentalmente o jogador que irá executar aquela penalidade e até mesmo chutar a bola para o lado a fim de desconcentrar. Isso aconteceu muito principalmente durante os jogos da Argentina, atual campeã mundial.  


Grande defesa de Emiliano Martínez. (Foto: Reprodução/Facebook/EmilianoMartínez)


O experiente goleiro e campeão mundial no Qatar Emiliano Martínez que defende a “porteira” da seleção Argentina e também atleta do Aston Villa, foi uma das figuras marcantes do último mundial. Foram discutidos em diversas mídias quanto a postura dele. Ele tem o hábito a todo momento atrapalhar os cobradores, tirando totalmente o foco deles, mas também com sua habilidade de acertar o canto e executar grandes defesas. Além de toda “catimba” feita por Martinez, ainda ao defender a cobrança, faz uma dança típica criada por ele, hoje feito por fãs argentinos compostos por homens e mulheres de todas as idades, também crianças que imitam o arqueiro, inclusive nas redes sociais vídeos passam viralizar. Em muitos lugares apelidaram a nova regra da Ifab de "anti dibu-martínez". Muitos atletas, dirigentes e algumas pessoas envolvidas no futebol criticaram a postura do goleiro argentino, enquanto outros tem ele como ídolo, obviamente os argentinos que foram contemplados com o título mundial.

Houve então uma reformulação no trecho da regra 14 onde não será tolerado que os goleiros atrapalhem a cobrança das penalidades se tornando uma forma antidesportiva. A Ifab analisa as atitudes dos arqueiros como desrespeitosas por isso a alteração na regra

 

Foto Principal: Dibu-Martínez campeão Mundial pela Argentina no Qatar. (Reprodução/Facebook/EmilianoMartínez)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo