Notícias

IPVA: último dia para pagar o tributo com desconto de 5%

O governo do estado de São Paulo ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados em 2022. A supervalorização no ano de 2021 encareceu o tributo este ano.

3 min de leitura
10 Fev 2022 - 15h59 | Atualizado em 10 Fev 2022 - 15h59

O vencimento para donos de veículos com placa com final 1 e que desejam parcelar ou pagar cota única do seu IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) termina nesta quinta feira (10).

O governo do estado de São Paulo ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados em 2022. A supervalorização no ano de 2021 encareceu o tributo este ano. O prazo para pagar o tributo em cota única com desconto de 9%, acabou em janeiro. Para os proprietários de veículos 0 km, o abatimento é de 3% a quem pagar até o 5º dia útil após a emissão da nota fiscal. O tributo também pode ser pago em cinco vezes, sem desconto.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro ônibus, motos e similares:


Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo (Foto: Reprodução/site Valor Investe)

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo (Foto: Reprodução/ site Valor Investe)


Em média o IPVA no estado de São Paulo ficou 22,54% mais caro. Os proprietários também podem chegar o valor que vão pagar de imposto em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. A outra opção é acessar o site da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.

Os motoristas que não pagarem o tributo até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia e juros de mora, com base na Selic. Se o pagamento não for realizado em 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo. Se mesmo assim, o contribuinte não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Além da multa, o veículo pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Até agora, o governo já arrecadou mais de R$ 7 bilhões de IPVA.

 

 

Foto Destaque: Automóveis na cidade de São Paulo. Reprodução: Revista Quatro Rodas

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo