Notícias

Homem come banana de obra avaliada em mais de meio milhão de reais

Estudante de estética come banana pertencente a obra ''Comedian'', criada por Maurizio Catellan. Exposição do artista acontece em Seul, no Museu Leeum Museum of Art.

02 Mai 2023 - 21h50 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 21h50
Homem come banana de obra avaliada em mais de meio milhão de reais Lorena Bueri

Na quinta-feira (27) em Seul, no Leeum Museum of Art, um estudante de estética comeu uma banana que fazia parte de uma das instalações do artista italiano Maurizio Cattelan.  

A obra intitulada "Comedian", consiste em uma banana fixada na parede com fita adesiva. A instalação ganhou fama após ser vendida por US$ 120 mil em 2019 na Art Basel Miami Beach. 

“Comedian 2019” nasceu quando Cattelan grudou uma banana no stand da famosa galeria francesa Galeria Perroti. A escolha da banana de verdade, que apodrece com o tempo é uma ironia sobre o fato de as pessoas comprarem obras de arte com valores altíssimos que se desvalorizam e acabam perdendo o valor de mercado.  

A Galeria Perroti têm uma página oficial no Instagram só com as versões do “Comedian”, mostrando o sucesso e a fama em relação a obra.   


Mulher utilliza artefatos da obra de Cattelan. (Reprodução/@catellanbanana/Instagram)


O estudante afirmou que comeu a banana porque estava com fome e acrescentou que a fruta é trocada regularmente, já que a instalação exige que ela tenha uma aparência fresca. Depois de terminar a degustação, o rapaz colocou a casca de volta no lugar. O museu logo substituiu a banana por uma nova. 

Segundo o porta-voz do museu: "O incidente ocorreu de repente, então nenhuma ação especial foi tomada. O artista foi informado, mas não teve nenhuma reação", declarou à CNN. 

A instalação “Comedian” faz parte da exposição individual de Cattelan, intitulada “WE”, que ficará em exibição no museu de Seul até 16 de julho.  


Post sobre a exposição de Cattelan em Seul. (Reprodução/@leeummuseummofart/Instagram)


Leeum Museum of Art explica: "O título desta exposição ‘WE’, é o título da obra de Cattelan, mas levanta a questão de quem somos, como nos tornamos, que relação é num sentido largo e não uma referência direta no trabalho’’.   

O acervo conta com 38 obras construídas desde a década de 90. A exposição em questão é a maior pesquisa da obra de Maurizio Cattelan desde sua retrospectiva de 2011 no museu Guggenheim. Cattelan é conhecido por suas esculturas satíricas e controversas. 

Foto destaque: Post da exposição no museu em Seul. Redrodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo