Bem Estar

Hoje 1 de Setembro é o dia do endocrinologista

O Endocrinologista é o médico especialista em tratamento hormonal. Os principais exemplos são: obesidade, colesterol e diabetes.

01 Set 2020 - 17h22 | Atualizado em 01 Set 2020 - 17h22
Hoje 1 de Setembro é o dia do endocrinologista Lorena Bueri

 

Saiba o que é e quando procurar

   Endocrinologista é o responsável por tratar várias doenças, como obesidade, taxas elevadas de colesterol, disfunções da tireóide e hipófise, diabetes, entre outras, além de fazer as reposições hormonais adequadas. Ele é o especialista que diagnostica as alterações hormonais e as disfunções do metabolismo, tratando-as e restabelecendo o equilíbrio do organismo. O campo de atuação é muito vasto, porque os hormônios regulam todas as funções orgânicas. Hormônios são substâncias responsáveis por regular diversas funções do nosso organismo, como o crescimento, o desenvolvimento das características sexuais, a absorção de açúcar e de cálcio, o ciclo de sono e vigília e o equilíbrio entre apetite e saciedade.

Medico (Foto: Reprodução/Freepik)

                                                                                   Médico (Foto: Reprodução/Freepik)

Leia mais: Pandemia: impacto nas empresas diminui

Veja os principais exemplos  

 Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (SBEM), alguns exemplos de alterações hormonais são:

Obesidade: é uma doença crônica causada pela má alimentação, falta de exercícios e/ou distúrbios hormonais, dificultando a perda de peso e aumentando o risco de diabetes, hipertensão, AVC, problemas ortopédicos, doenças no coração, como infarto, por exemplo.

Diabetes:  A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas e que controla a glicemia. Qualquer alteração na produção da insulina provoca excesso de açúcar no sangue, caracterizando a diabetes. Se existe histórico familiar ou se observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.

Disfunções tireoidianas: A glândula tireoide controla todos os aspectos do metabolismo do nosso corpo. No hipotireoidismo, ela não consegue produzir hormônios suficientes para funcionar bem, levando à desaceleração do organismo e ao ganho de peso. A aceleração do batimento cardíaco, o aumento do apetite, a ansiedade, a sensibilidade ao calor ou a perda súbita de peso são os principais sintomas.

Colesterol: o excesso de colesterol no sangue está associado à obesidade, alimentação inadequada, herança genética e a falta de exercícios físicos. O tratamento adequado certamente reduzirá futuras complicações cardiovasculares.

Osteoporose :caracterizada pela perda de cálcio nos ossos, ela causa fragilidade e porosidade, deixando-os mais suscetíveis a fraturas. 

Reposição hormonal :Durante a menopausa e a andropausa, há a diminuição da produção de hormônios no organismo, causando diversos incômodos. O tratamento é realizado com a reposição hormonal adequada para cada caso.

 

(Foto Destaque: Médico Endocrinologista. Reprodução/Freepik)

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo