Bem Estar

Hoje 1 de Setembro é o dia do endocrinologista

O Endocrinologista é o médico especialista em tratamento hormonal. Os principais exemplos são: obesidade, colesterol e diabetes.

01 Set 2020 - 17h22 | Atualizado em 01 Set 2020 - 17h22
Hoje 1 de Setembro é o dia do endocrinologista Lorena Bueri

 

Saiba o que é e quando procurar

   Endocrinologista é o responsável por tratar várias doenças, como obesidade, taxas elevadas de colesterol, disfunções da tireóide e hipófise, diabetes, entre outras, além de fazer as reposições hormonais adequadas. Ele é o especialista que diagnostica as alterações hormonais e as disfunções do metabolismo, tratando-as e restabelecendo o equilíbrio do organismo. O campo de atuação é muito vasto, porque os hormônios regulam todas as funções orgânicas. Hormônios são substâncias responsáveis por regular diversas funções do nosso organismo, como o crescimento, o desenvolvimento das características sexuais, a absorção de açúcar e de cálcio, o ciclo de sono e vigília e o equilíbrio entre apetite e saciedade.

Medico (Foto: Reprodução/Freepik)

                                                                                   Médico (Foto: Reprodução/Freepik)

Leia mais: Pandemia: impacto nas empresas diminui

Veja os principais exemplos  

 Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (SBEM), alguns exemplos de alterações hormonais são:

Obesidade: é uma doença crônica causada pela má alimentação, falta de exercícios e/ou distúrbios hormonais, dificultando a perda de peso e aumentando o risco de diabetes, hipertensão, AVC, problemas ortopédicos, doenças no coração, como infarto, por exemplo.

Diabetes:  A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas e que controla a glicemia. Qualquer alteração na produção da insulina provoca excesso de açúcar no sangue, caracterizando a diabetes. Se existe histórico familiar ou se observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.

Disfunções tireoidianas: A glândula tireoide controla todos os aspectos do metabolismo do nosso corpo. No hipotireoidismo, ela não consegue produzir hormônios suficientes para funcionar bem, levando à desaceleração do organismo e ao ganho de peso. A aceleração do batimento cardíaco, o aumento do apetite, a ansiedade, a sensibilidade ao calor ou a perda súbita de peso são os principais sintomas.

Colesterol: o excesso de colesterol no sangue está associado à obesidade, alimentação inadequada, herança genética e a falta de exercícios físicos. O tratamento adequado certamente reduzirá futuras complicações cardiovasculares.

Osteoporose :caracterizada pela perda de cálcio nos ossos, ela causa fragilidade e porosidade, deixando-os mais suscetíveis a fraturas. 

Reposição hormonal :Durante a menopausa e a andropausa, há a diminuição da produção de hormônios no organismo, causando diversos incômodos. O tratamento é realizado com a reposição hormonal adequada para cada caso.

 

(Foto Destaque: Médico Endocrinologista. Reprodução/Freepik)

 

 

 

VEJA TAMBÉM

PFW: Qual a expectativa para a Semana de Moda de Paris Lorena Bueri

PFW: Qual a expectativa para a Semana de Moda de Paris

A semana da moda em Paris que teve sua abertura com desfile da Vaquera, sendo esperada com estreias, desfile de celebração de aniversários e retornos; confira o calendário
BBB 24: Rodriguinho critica comportamento de Beatriz e discute indicação ao Paredão  Lorena Bueri

BBB 24: Rodriguinho critica comportamento de Beatriz e discute indicação ao Paredão

Rodriguinho critica Beatriz e reflete sobre sua indicação. Diálogo intenso revela questões de convivência e estratégia no jogo
Marcílio Dias enfrenta o Vasco na primeira fase da Copa do Brasil Lorena Bueri

Marcílio Dias enfrenta o Vasco na primeira fase da Copa do Brasil

Descubra o horário e onde assistir e qual será a possível escalação dos times e da arbitragem, além de outras informações importantes da estreia desses dois times na Copa do Brasil com transmissão do Sport TV e Premiere.
Estado de São Paulo ultrapassa 100 mil casos confirmados de dengue em 2024 Lorena Bueri

Estado de São Paulo ultrapassa 100 mil casos confirmados de dengue em 2024

Com a aumento da proliferação do vírus, 11 municípios paulistas já decretaram situação de emergência, sendo eles Registro, Iepê, Marília, Botucatu, Jacareí, Pindamonhangaba, Pederneiras, Bariri, Guararema, Suzano e Taubaté
Zé Felipe inclui ilustração do terceiro filho em jatinho particular Lorena Bueri

Zé Felipe inclui ilustração do terceiro filho em jatinho particular

Uma semana após o chá revelação do terceiro filho do casal, o canto sertanejo atualiza jatinho particular com inclusão do bebê que a mamãe Virgínia está esperando
Avatar da Netflix domina as telas com sua temporada de estreia Lorena Bueri

Avatar da Netflix domina as telas com sua temporada de estreia

"Avatar: O Último Mestre do Ar" surge como a série mais assistida na Netflix, conquistando 21 milhões de espectadores em seu fim de semana de estreia
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo