Moda

História e legado de Chanel na Moda

Conheça os momentos chave da história da grife Chanel, que revolucionou a moda feminina. A nova diretora criativa Virginie Viard está repaginando a marca francesa.

3 min de leitura
21 Out 2021 - 21h23 | Atualizado em 21 Out 2021 - 21h23

Chanel é uma marca desejada no mundo da moda e beleza. O logotipo com 'C' duplo, é conhecido mundialmente. A famosa estilista francesa Coco Chanel mudou a história da moda feminina, marcou uma geração com seu vestido preto e o icônico perfume Chanel número 5, e deixou um incrível legado de liberdade, elegância e conforto.

As inúmeras criações de Coco Chanel revolucionaram a moda e a vida das mulheres de sua época, com calças confortáveis, bijuterias, o pretinho básico e muito mais. Ousada, criativa e elegante, podemos dizer que esta estilista francesa criou a roupa de trabalho feminina do mundo contemporâneo. A atual diretora criativa é Virginie Viard, que expressa sua preferência pela simplicidade e se junta à diversão. 


Virginie Viard é a nova diretora criativa da Chanel (Foto:Reprodução/Anton Corbijn) 


"A Chanel é o seu próprio mundo", observa Van Lamsweerd, modelo que foi o rosto da marca e refletia o gosto requintado da fundadora. A Chanel começou sua história como modista de chapéus e acabou transformando a moda na década de 1920 lançando vestidos simples e jaquetas em Jersey, que era até então um tecido inédito na moda de luxo. Em 1953, os ternos de lã de tweed, com detalhes elaboradamente enfeitados e bainhas que pesavam como uma corrente, se tornaram uma espécie de uniforme de alto luxo. 


https://lorena.r7.com/post/Chloe-e-a-primeira-grife-europeia-a-receber-o-selo-B-Corp

https://lorena.r7.com/post/CA-fecha-parceria-com-PretaHub

https://lorena.r7.com/post/Pecas-com-recordes-e-fendas-deixam-pele-a-mostra-e-transmitem-sexualidade


No ano de 1983, Karl Lagerfeld assumiu o comando da marca provando que a Chanel poderia se manter e crescer na ausência de sua fundadora. Lagerfeld absorveu os códigos da casa e deu-lhes uma reforma pós-moderna inclementando elementos urbanos e com senso de humor. As coleções eram tão emocionantes e poderosas que podemos dizer que o legado de Lagerfeld é semelhante ao de Coco Chanel. 

Em 2021, a Chanel é comandada por Virginie Viard, que trabalhou ao lado de Lagerfeld durante bastante anos. A estilista vem incorporando sua própria assinatura, mas sem descartar tudo o que veio anterioramente, com uma mistura de feminilidade suave e rock'n'roll. E com Viard na liderança, a maison é mais uma vez liderada por uma mulher que cria para outras mulheres. 

 

(Foto destaque: História e legado de Chanel na Moda.Reprodução/Chanel) 

Deixe um comentário