Esportes

Haaland marca cinco gols na Champions League e quebra recordes

Atacante norueguês faz cinco gols na vitória por sete a zero do Manchester City e se junta a Messi e Luiz Adriano. Haaland ainda se torna o mais jovem a atingir a marca de 30 gols na competição

15 Mar 2023 - 11h40 | Atualizado em 15 Mar 2023 - 11h40
Haaland marca cinco gols na Champions League e quebra recordes Lorena Bueri

Na partida desta terça-feira (14), pela Champions League, do Manchester City contra o RB Leipzig, o atacante norueguês Erling Haaland fez história, ao marcar cinco gols no jogo em que o Manchester goleou por sete a zero, com Gündogan e De Bruyne fechando a conta. 

Essa é apenas a terceira vez na história da Champions League que um jogador marca cinco gols em uma partida só. As outras vezes foram com Messi pelo Barcelona, em 2012, contra o Bayer Leverkusen, nas oitavas de final, e o brasileiro Luiz Adriano pelo Shaktar Donetsk em 2014, contra o BATE Borisov, pela fase de grupos da competição. 

Haaland poderia nessa partida ter buscado o sexto gol, algo nunca alcançado antes na história da competição, já que marcou o quinto, ainda faltando mais de trinta minutos para o fim do jogo, porém, o treinador Pep Guardiola optou por substituir o atacante cinco minutos depois do gol. Uma curiosidade, é que Guardiola também era o treinador na beira do campo, quando Messi anotou os cinco gols. 

Além desse recorde, Haaland entrou para a história da competição, como o jogador mais jovem, e o mais rápido a marcar 30 gols pela Champions League. Haaland tem 33 gols em 25 jogos, aos 22 anos.  


Haaland celebrando o gol 30 na história da Champions League (Reprodução/Instagram Manchester City)


O recorde de menos jogos necessários para chegar a 30 gols, era do atacante holandês Ruud van Nistelrooy, que precisou de 34 jogos. Quanto ao recorde de mais jovem, ele pertencia ao francês Kylian Mbappe, que tinha na época 22 anos e 352 dias. Haaland fez aos 22 anos e 236 dias. 

Na lista de maiores artilheiros da Champions League, o atacante do Manchester City está na vigésima segunda colocação. Apesar de estar atrás ainda nessa lista, ele é o único entre os 22, que possui mais gols marcados do que partidas jogadas. 

Na atual temporada, ele também é o artilheiro, com dez gols em seis jogos, ultrapassando o egípcio Salah, que anotou oito gols marcados em sete jogos disputados. Salah que entra em campo nesta quarta (14) pelo Liverpool, contra o Real Madrid, em busca de uma classificação história, já que a equipe inglesa perdeu em casa o primeiro jogo por cinco a dois. 

Já o Manchester City, que garantiu a classificação no jogo de ontem, espera o próximo sorteio para saber quem eles enfrentam nas quartas de final. Benfica, Chelsea, Milan, Bayern e Inter também já estão classificadas. Além de Real e Liverpool, Napoli contra Eintracht Frankfurt também está em aberto.  

Os sorteios das quartas de final estão marcados para a próxima sexta-feira (17). 

Foto Destaque: Haaland comemorando o quinto gol dele no jogo (Reprodução/Instagram Haaland)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo