Beleza

Guia de cuidados para quem usa tranças

As tranças são penteados lindos, mas bastante trabalhosos e que exige uma série de cuidados. Evite usar tranças grandes e pesadas, cuide da limpeza do couro cabeludo e não fique muito tempo com elas.

3 min de leitura
16 Ago 2021 - 20h57 | Atulizado em 16 Ago 2021 - 20h57

Cada vez mais mulheres estão aderindo ao estilo das tranças, principalmente as cacheadas e crespas. As tranças representam personalidade além de valorizar as origens africanas. O penteado pode ser feito em cabelos longos, médios ou curtos e combina com todos os tipos de textura capilar. Os diferentes tipos de trança dão um trabalho para fazer e também para manter. E alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente com o couro cabeludo.


(Reprodução/Instagram@ianasarahlopes) 


Como é feito

A técnica exige delicadeza da trancista. O procedimento começa com a secagem e desembaraço dos fios. Depois vem a separação, que também deve ser feita com cuidado, assim como as tranças.

 

Higiene do couro cabeludo

É preciso lavar o couro cabeludo a cada 3 dias de preferência com xampu antioleosidade ou antirresíduo para remover a sujeira e o suor acumulado. “Dessa forma, evita a dermatite seborreica ou descamação exagerada”, ensina a dermatologista Katleen da Cruz Conceição, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro.

Não é preciso usar condicionador ou creme de pentear. Caso queira, você pode aplicar um tônico para fortalecer e refrescar o couro cabeludo. E no comprimento das tranças, uma máscara já é o suficiente, só não esqueça de enxaguar muito bem. 

 

https://lorena.r7.com/post/Quanto-tempo-esperar-entre-um-creme-e-outro-no-skincare

https://lorena.r7.com/post/Tonalidades-de-cabelo-castanho-para-voce-se-inspirar

https://lorena.r7.com/post/Tres-receitas-com-leite-de-coco-para-os-seus-cabelos

 

Cuidado com a tração 

Na colocação das tranças, todo o cuidado é necessário. "O ideal é não usar tranças tão rentes ao couro cabeludo, muito apertadas e evitar as grandes e muito pesadas, para evitar a tração e consequente quebra do fio e alopecia cicatricial - que seria o não crescimento dos fios de forma permanente", alerta Katleen. Portanto, fique longe de tranças apertadas e pesadas. 

 

Duração

Não deixe as tranças por muito tempo. O ideal é retirá-las após um mês ou fazer o retoque da parte da frente em 30 dias. O prazo máximo são três meses com as tranças e retire. Depois de retirar, é necessário deixar o couro cabeludo livre durante um tempo antes de refazê-las novamente. Aproveite para hidratar e cuidar dos fios nesse tempo de descanso.

 

Contraindicações

Coloque tranças somente se o seu cabelo e couro cabeludo estiverem saudáveis. A pele não pode estar machucada, irritada ou ter passado por química recentemente, nem as hastes danificadas.

 

 

 

 

(Foto destaque: Guia de cuidados para quem usa tranças. Reprodução/@julianapaes) 

Deixe um comentário