Notícias

Grécia identifica espiã russa que seria casada com outro agente atuante no Brasil

Irina Alexandrovna Smireva adotou a identidade de uma criança grega morta em dezembro de 1991. No país, ela tinha um namorado e era dona de uma loja de crochê

22 Mar 2023 - 19h30 | Atualizado em 22 Mar 2023 - 19h30
Grécia identifica espiã russa que seria casada com outro agente atuante no Brasil Lorena Bueri

O EYP (Serviço Nacional de Inteligência da Grécia) relatou ter identificado uma espiã russa morando no país como uma identidade falsa. Atendendo pelo nome Maria Tsalla, Irina Alexandrovna Smireva vivia em Atenas por 5 anos (desde 2018) e seria casada com o austro-brasileiro Gerhard Daniel Campos Wittich, apontado também como espião russo.

A identidade legítima de Maria começou a ser revelada quando o serviço de inteligência detectou uma tentativa de acesso aos dados de cidadãos gregos falecidos. Essa prática é atribuída aos Serviços de Inteligência da Rússia e remonta aos tempos de Guerra Fria.

Os dados de cidadãos falecidos seriam usados para criar outras identidades falsas destinada a espiões russos. Tsalla teria se apropriado, em 2018, dos documentos de uma criança grega morta em dezembro de 1991. Maria teria pago aproximadamente 5 milhões de euro pela nova identidade.


Espiã Irina. (Foto: Reprodução/The Times)


Durante sua vida em Atenas, Maria tinha um namorado. O jornal The Times informou que o namorado de Maria ficou chocado quando tomou conhecimento da verdadeira identidade de sua parceira. Na Grécia, a espiã levava uma vida tranquila, possuía uma loja de produtos de crochê e se passava por fotógrafa.

No começo deste ano, a espiã deixou a Grécia, ela disse ao namorado que iria passar alguns dias em sua terra natal para tratar de assuntos familiares, porém, Maria nunca mais voltou. Segundo o canal de tv grego, SKAI, os serviços secretos russos a chamaram de volta, assim como seu verdadeiro marido “brasileiro”.

O namorado grego da espiã descobriu também, nesta semana, que a espiã seria casada com um homem que viva no Rio de Janeiro. O homem foi identificado como austro-brasileiro.

Segundo The Times, Gerhard Daniel Campos Wittich, também usa identidade falsa. Na capital fluminense, Wittich possui uma empresa de impressão 3D registrada em seu nome.

Em uma postagem feita em janeiro, em grupo no Facebook de mochileiros na Malásia, uma brasileira pede ajuda para localizar o homem, que estaria desaparecido desde o dia 9 daquele mês. Na postagem, a mulher diz que Gerhard estava sem contato com a família e que a Embaixada do Brasil na Malásia já havia sido acionada. Não é possível encontrar outras referências sobre o homem nas redes.

 

Foto Destaque: Espiã russa, Irina Alexandrovna Smireva. Reprodução/O Globo. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo