Saúde

Gravidez ectópica: conheça as causas, os sintomas e os riscos para a saúde

A gravidez ectópica é quando uma gravidez cresce fora do útero, geralmente em sua trompa de Falópio. Os casos são raros, mas graves, e precisam ser observados com cuidado e tratados

3 min de leitura
27 Jun 2022 - 15h10 | Atualizado em 27 Jun 2022 - 15h10

Uma gravidez começa com um óvulo fertilizado. Normalmente, o óvulo fertilizado se liga ao revestimento do útero. Uma gravidez ectópica, por sua vez, ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta e cresce fora da cavidade principal do útero.

Também chamada de “gravidez tubária”, ela ocorre com mais frequência em uma trompa de Falópio, que transporta ovos dos ovários para o útero. Às vezes, ela acontece em outras áreas do corpo, como o ovário, a cavidade abdominal ou a parte inferior do útero (colo do útero), que se conecta à vagina.

A gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente, pois o óvulo fertilizado não pode sobreviver, e o tecido em crescimento tende a causar sangramentos que colocam em risco de morte da mulher, se não for tratado corretamente.

Inicialmente, pode-se não notar quaisquer sintomas. No entanto, algumas mulheres com uma gravidez ectópica têm os sinais ou sintomas iniciais habituais da gravidez — menstruação atrasada, sensibilidade mamária e náusea. Se um teste de gravidez for realizado, o resultado será positivo. À medida que o óvulo fertilizado cresce no local impróprio, os sinais e sintomas tornam-se mais perceptíveis.

Muitas vezes, os primeiros sinais de alerta de uma gravidez ectópica são sangramentos vaginais leve e dor pélvica. Se o sangue vazar da trompa de Falópio, a mulher pode sentir dor no ombro ou vontade de ter um movimento intestinal. Seus sintomas específicos dependem de onde o sangue se acumula e quais nervos estão irritados.


Diferença entre a gravidez típica e a gravidez ectópica. (Foto/Reprodução/WebMD)


Se o óvulo fertilizado continuar crescendo na trompa de Falópio, pode causar a ruptura do tubo. É provável que haja sangramento intenso dentro do abdômen. É importante ressaltar que os sintomas desse evento com risco de morte incluem tonturas extremas, desmaios e choque.

O recomendado é procurar ajuda médica de emergência se tiver quaisquer sinais ou sintomas de uma gravidez ectópica, incluindo: dor abdominal ou pélvica grave acompanhada de sangramento vaginal; tontura extrema ou desmaio e dor no ombro.

Alguns fatores fazem com que uma mulher seja mais propensa a ter uma gravidez ectópica como:

  1. Gravidez ectópica anterior — se já teve esse tipo de gravidez antes, é mais provável que tenha outra;
  2. Inflamação ou infecção — infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como gonorreia ou clamídia;
  3. Tratamentos de fertilidade — algumas pesquisas sugerem que as mulheres que têm fertilização in vitro (FIV) ou tratamentos semelhantes são mais propensas a ter uma gravidez ectópica;
  4. Cirurgia tubária — a cirurgia para corrigir uma trompa de Falópio fechada ou danificada pode aumentar o risco de uma gravidez ectópica;
  5. Escolha do controle de natalidade — a chance de engravidar usando um dispositivo intra-uterino (DIU) é rara. No entanto, se engravidar com um DIU no lugar, é mais provável que seja ectópica. A ligadura tubária, um método permanente de controle de natalidade comumente conhecido como "ter suas trompas amarradas", também aumenta o risco, caso engravide após esse procedimento;
  6. Fumar — fumar cigarros antes de engravidar pode aumentar o risco de uma gravidez ectópica;

Não há como evitar uma gravidez ectópica, mas algumas maneiras de diminuir o risco são: limitar o número de parceiros sexuais; usar preservativo durante o sexo prevenindo ISTs e reduzindo o risco de doença inflamatória pélvica; não fumar ou parar antes de tentar engravidar.

Foto destaque: Alguns sintomas podem indicar gravidez ectópica. (Reprodução/Sherfertility)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo