Notícias

Governo vê quatro ou cinco emergentes, incluindo Brasil, como potenciais facilitadores da paz

Segundo à CNN,O chefe da assessoria especial da Presidência da República, Celso Amorim afirmou que “não estão “totalmente fechadas” as portas para uma negociação de paz com a Rússia”

03 Abr 2023 - 19h55 | Atualizado em 03 Abr 2023 - 19h55
Governo vê quatro ou cinco emergentes, incluindo Brasil, como potenciais facilitadores da paz Lorena Bueri

Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial da Presidência da República, esteve em Moscou no final de março e se encontrou com o líder russo Vladimir Putin. Amorim afirmou à CNN que “não estão “totalmente fechadas” as portas para uma negociação de paz com a Rússia”. Ele acredita que um grupo formado de quatro ou cinco países emergentes, incluindo o Brasil, conseguirá atuar como facilitadores da paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Não há solução mágica [para interromper o conflito]. Mas haverá um momento em que, de um lado ou de outro, surgirá uma percepção de que o custo da guerra — não só o custo político, mas humano e econômico — será maior que o custo das concessões necessárias para a paz.” disse Amorim à CNN. “Minha sensação é de que esse momento ainda não chegou, mas pode chegar mais rápido do que se pensa. E aí a existência de um grupo de países ‘neutros’ — nisso é necessário colocar aspas — pode ajudar”, concluiu ele.

Além dos países emergentes, Amorim vê os chineses e algumas potências ocidentais como possíveis membros do grupo. Segundo ele, é necessário, primeiramente, estabelecer alguma negociação: "Até para haver cessação de hostilidades precisa haver alguma negociação”, disse Amorim. 


Chefe da assessoria presidencial, Celso Amorim. (Foto:Reprodução/Adriano Machado/Reuters)


O chefe da assessoria presidencial conversou com Putin por uma hora. Os dois conversaram por meio de intérprete e segundo o que relatou Celso Amorim à CNN, os dois teriam ficado a oito metros de distância um do outro. Em meio a guerra na Ucrânia, poucos chanceleres ou assessores presidenciais têm sido diretamente recebidos pelo líder russo Vladimir Putin.

Depois da visita com o presidente russo, Amorim foi para França e se reuniu com Emmanuel Bonne, conselheiro diplomático do presidente Emmanuel Macron.  O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recentemente falou por telefone com o presidente francês e com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky. Ele também recebeu o alemão Olaf Scholz.

Se queremos ter alguma atuação, precisamos falar com todos”, disse o assessor presidencial.

Com informações da CNN.

Foto Destaque: Guerra na Ucrânia. Reprodução/@ZelenskyyUA/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo