Notícias

Governo ucraniano acusa Rússia de ataque contra civis em Donetsk

O governo da Ucrânia acusa a Rússia de um ataque que destruiu um prédio de cinco andares e matou quinze pessoas. A policia e os socorristas estão no local buscando por sobreviventes

10 Jul 2022 - 12h35 | Atualizado em 10 Jul 2022 - 12h35
Governo ucraniano acusa Rússia de ataque contra civis em Donetsk Lorena Bueri

O governo ucraniano acusa a Rússia de um ataque de mísseis contra um prédio de civis na cidade de Chasiv Yar, na região separatista de Donetsk. O fato foi anunciado neste domingo, dia 10, durante um comunicado oficial.

Segundo autoridades locais, 15 pessoas foram mortas no ataque e cinco foram encontradas com vida. As buscas ainda continuam e a equipe de resgate, formada por policiais e socorristas, está em contato com três pessoas vivas embaixo dos escombros.

Esse ataque bombardeou e destruiu às duas entradas do prédio de cinco andares, segundo informações do Ministério de Assuntos da Ucrânia. O órgão também informou sobre o número de mortos e feridos durante o ocorrido.

Mais cedo, o governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, anunciou nas redes sociais um balanço de cinco mortos e seis feridos.

Durante o comunicado, o governo da Ucrânia informou que foram disparados quatro mísseis contra o prédio para destruí-lo. As autoridades ucranianas acusaram o governo russo como responsável pelo ataque e abriram um processo para apurar crimes de guerra por parte de Vladimir Putin.


Buscas na região atacada na cidade de Chasiv Yar (Foto: Reprodução/Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia) 


Guerra da Ucrânia

A região em que aconteceu o ataque, Donetsk, é formada majoritariamente por separatistas e, atualmente, é controlada pela Rússia, que invadiu o lugar no início da invasão no território ucraniano. Além dessa, outras regiões com separatistas russos, como Lugansk, sofrem com ataques russos pelo controle.

Desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia, 591 civis morreram e 1.584 foram feridos em Donetsk, segundo o governador da região, Pavlo Kyrylenko. 

A invasão da Rússia  na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro e já dura mais de quatro meses. De acordo com dados do exército da Ucrânia, 32.050 soldados russos foram mortos, enquanto cerca de 10 mil soldados ucranianos foram mortos, segundo informações do conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky.

Já na questão dos refugiados, 7,7 milhões de ucranianos tiveram que deixar seu país, conforme informou o Ministério Interior da Ucrânia no dia 20 de junho.

Foto destaque: escombros do prédio destruido em Donetsk. Reprodução/Pavlo Kyrylenko/REUTERS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo