Notícias

Governo estuda possibilidade de retornar com o horário de verão

Após a suspensão do horário de verão em 2019, o governo estuda a possibilidade de retornar com a proposta para diminuição no consumo de energia nas áreas sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. 

3 min de leitura
07 Set 2022 - 16h25 | Atualizado em 07 Set 2022 - 16h25

Durante o primeiro mandato do presidente Jair Bolsonaro (2019) foi revogado o horário brasileiro de verão. Atualmente o governo estuda a possibilidade de retornar com o horário de verão, a ideia vem sendo discutida entre o Ministério de Minas e Energia e o pelo Palácio do Planalto. O horário de verão foi criado em 1931 sendo estabelecido nos estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste, para as regiões norte e nordeste o horário de verão não foi implantado visto que não teria tanta eficiência devido à linha do Equador. 


Por do sol (Foto/Reprodução: Joseph Redfield)


O horário de verão foi criado para diminuir o consumo de energia,ao entardecer a luz solar ainda está clareando à terra, diminuindo o uso de lâmpadas, banhos em água quente e outros aparelhos elétricos. Em 2019, quando foi suspenso, o governo soltou uma nota dizendo que o horário de verão havia deixado de produzir os resultados para qual foi criado, perdendo a razão para ser aplicado novamente. 

Caso seja aprovado o retorno do horário de verão, os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal terá o horário mudado, as regiões do norte e nordeste permaneçam com o horário normal de Brasília. Além de diminuir o consumo de energia, o horário de verão também movimenta a economia, com o dia mais claro bares, restaurantes e hotéis das cidades litorâneas passam a receber mais pessoas, aumentando o lucro do estabelecimento. O horário de verão tem início meia-noite do primeiro domingo de novembro e termina meia-noite do terceiro domingo de fevereiro, sendo adiantado uma hora em relação ao horário de Brasília.

 

Lâmpadas (Foto/Reprodução: Tibério Blog)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo