Notícias

Governo confirma retirada de 80% dos garimpeiros ilegais

Ministério do Meio Ambiente realiza operação para retirada de garimpeiros das terras Yanomami.

02 Mai 2023 - 12h49 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 12h49
Governo confirma retirada de 80% dos garimpeiros ilegais  Lorena Bueri

A ministra do Meio Ambiente do novo governo, Marina Silva e as ministras Sônia Guajajara dos Povos Indígenas e Nísia Trindade da Saúde, confirmaram a retirada de 80% dos garimpeiros das terras Yanomami. A operação ocorre para combater a extração ilegal de ouro no local, que segundo a Constituição Federal é área de uso exclusivo dos indígenas, que tem o aval para combater essas invasões. Os locais enfrentam uma crise humanitária, sofrendo diretamente com o garimpo. Isso, por conta, da água contaminada por mercúrio, também poluente para os rios. Além dos problemas com a natureza, a população Yanomami sofre com desnutrição e casos graves de malária desde o começo de janeiro.


Imagem: Reprodução/ Polícia Federal


Marina ressaltou a intensificação da segurança do governo junto com o Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para proteger o povo nativo em Roraima. Para isso, utilizaram satélites para localizar os invasores e retirá-  los da região.

As ministras afirmam a tentativa de uma ação pacífica para retirar os trabalhadores das áreas preservadas. Porém, o que se vê são homens fortemente armados e resistentes a saída, atirando na polícia. Nesse conflito quatro garimpeiros foram mortos ao reagirem à ação da PRF e do Ibama, onde, a perícia foi até o local apurar os fatos e pegar depoimento das testemunhas. Também três indígenas foram baleados, desses, um homem morreu e os outros dois se encontram estáveis. Foi aberta uma investigação para apurar o ataque.

No momento há um controle para verificar quem entra e quem sai da região, com barcos fazendo o transporte das pessoas. As embarcações serão fiscalizadas e os barqueiros devem fornecer todas as informações da embarcação, com rotas, quantidade de garimpeiros embarcados e tanque de gasolina.

Segundo pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, com três meses de operação foram destruídos 327 acampamentos de garimpeiros, além de materiais para extração serem apreendidos.

 

Foto destaque: Máquinas de extração atuando em áreas indígenas. Reprodução/ Green Peace- Valentina Ricardo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo