Notícias

Governador divulga a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados no DF

Após em novembro de 2021 ser declarado que a utilização das proteções faciais em locais abertos não seria mais obrigatória no Distrito Federal, foi divulgado hoje uma medida que não exige mais o uso de máscaras em ambientes ao ar livre no DF.

10 Mar 2022 - 20h30 | Atualizado em 10 Mar 2022 - 20h30
Governador divulga a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados no DF Lorena Bueri

Segundo informações fornecidas pelo governador Ibaneis Rocha do MDB, divulgadas às 12h42 da tarde, que a partir do dia 10 de março desta quinta-feira a utilização da máscara de proteção contra o vírus da Covid-19 não será mais obrigatório, sendo de uso livre em locais fechados dentro do Distrito Federal brasileiro.

Dessa maneira, a publicação da medida em edição extra do DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) foi realizada logo no início da tarde, levando em conta que o número de vacinados tem aumentado cada dia mais e o perceptível queda no porcentual de casos de Covid-19 que conforme o governador disse acabou contribuindo para o relaxamento da medida sanitária antes estabelecida.

Recomendando que todos continuem tomando os devidos cuidados em relação à doença, o governador do DF que participou de entrevista no Palácio Buriti afirmou que "ainda existe Covid".

"Não é obrigatória a retirada da máscara. A gente espera que a população evite grandes aglomerações", governador do DF relata.


Pessoas andam nas ruas utilizando proteções faciais. (Foto: Reprodução/Edu Garcia/R7/Notícias R7)


Tendo em vista que no Distrito Federal, o uso da máscara já não era mais obrigatório desde o começo de março em ambientes abertos ao ar livre, porém, após o anúncio feito nesta quinta-feira da não obrigatoriedade da utilização da proteção também em lugares fechados com a redução dos casos, estão sendo abertos em maior quantidade leitos para internação de crianças e adultos, diz Ibaneis Rocha.

Na UTI (Unidade de Terapias Intensivas) as taxas de ocupação das vagas da rede pública, até às 12h25 do dia de hoje, era de 66%. Restando apenas oito leitos neonatais e um pediátrico dos 34 disponíveis ao todo.

De acordo com entrevista realizada nesta quinta no Palácio Buriti, Ibaneis Rocha acredita que "chegou a hora da gente tentar uma vida normal" no Distrito Federal do país.  O mesmo lembrou também que o Ministério da Saúde planeja estudar a possível redução da pandemia para uma endemia.

Assim, foi no mês de abril de 2020 que a obrigatoriedade de máscaras no Distrito Federal se iniciou e em novembro do ano passado (2021) a mesma medida anteriormente estabelecida não foi mais exigida em meio a locais ao ar livre e que fossem bem arejados, para que pudessem causar grande impacto e diminuir a taxa de casos da Covid-19 no Brasil.

Entretanto, com a chegada inesperada da Ômicron e o aumento dos casos transmitidos pela variante em questão, o uso da máscara acabou voltando a ser obrigatório em janeiro de 2022. Porém, com a nova redução de contaminações, a proteção novamente deixou de ser exigida em ambientes abertos no dia 4 de março.

Foto destaque: Máscara de proteção. Reprodução/Raquel Portugual/FioCruz/Agência Brasil – EBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo