Money

Google terá que enfrentar justiça dos Estados Unidos novamente

Google enfrenta problemas judiciais no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, novamente sobre monopólio. Lei antitruste, que não permite criação de monopólio; fixação de preços e operações de cartéis.

3 min de leitura
15 Jul 2022 - 13h00 | Atualizado em 15 Jul 2022 - 13h00

Parece não ser a primeira vez que isso acontece com o maior site de buscas da internet. Em 2020 o U.S. Doj. United States Department of Justice, ou Departamento de Justiça dos Estados Unidos juntamente com 11 estados do país, já havia entrado com uma ação antitruste contra o Google e, considerada a maior da história. 

A lei antitruste é para combater antifraude ou anticompetitividade do monopólio - mercado abusivo com preços exorbitantes economicamente sem dar espaço para outras empresas, para também vender os seus produtos – a qual o Google está passando novamente. 

A empresa chegou a informar o Wall Street Journal para uma possivel concessão, esta concessão permitiria o Google transferir para uma outra empresa, seus anúncios e aplicativos, porém a Alphabet Inc. estaria comandando, mesmo estando com outra empresa. "Possivelmente uma parceira da empresa". Tudo isso para não sofrer novamente a ação judicial do Departamento de Justiça americano. 


Tinder Brasil / Twitter.comTinder Brasil. (Foto: Reprodução/ Twitter do Tinder)


Mas semanas antes deste acontecimento o Google ameaçou o Tinder aplicativo de relacionamentos, com a retirada no Play Store de smatphones com Android. O Primeiro foi o Tinder processar por cobranças abusivas para aplicativos e, segundo foi a Google porque o Tinder não cumpriu o acordo entre as partes. O acordo seria para o Tinder manter-se na plataforma Play Store e cobranças no próprio app, mas que recebesse 15% de tudo que o Tinder lucrasse. O Tinder considerou a porcentagem abusiva e que houvesse mudanças neste contrato entre ambas, mesmo que o Google viesse colocar o app em evidência 'privilegiada’ na plataforma como prometido pela empresa. No entanto o acordo não foi feito e até o momento segue em justiça.  

A empresa Google carrega vários processos de monopolização e sempre ir na contramão da lei Antitruste, ou anticompetitividade.  Essa Lei são 3 em 1, lei Sherman de 1890 que proíbe a fixação de preços e operação de carteis, lei Clayton de 1914 que proíbe criação de monopólio e a lei de comissão federal de comércio de 1914, que proíbe monopolização.

 

Foto destaque: Google. Reprodução/ Pixabay

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo