Tech

Google mostrou seus óculos de tradução de idiomas

O CEO do Google, Sundar Pichai, provocou alvoroço na quarta-feira (11) um par de óculos inteligentes capazes de traduzir idiomas em tempo real.

15 Mai 2022 - 21h24 | Atualizado em 15 Mai 2022 - 21h24
Google mostrou seus óculos de tradução de idiomas Lorena Bueri

O Google disse na quarta-feira que está trabalhando em óculos inteligentes de alta tecnologia que traduzem idiomas em tempo real e exibem o texto em suas lentes.

Apresentados no Google I/O, a conferência anual de desenvolvedores da empresa, os óculos aproveitam as tecnologias de tradução e transcrição da empresa, permitindo que o dispositivo role texto como legendas. Os óculos pretos e de aros grossos, ainda estão em fase de protótipo, e o Google não deu data de lançamento ou especificações técnicas, e não deu nenhuma indicação de que o lançaria como um produto real.

Foi no Google I/O, uma década atrás, que o cofundador Sergey Brin lançou outra peça de óculos: o Google Glass, seus óculos inteligentes futuristas, mas malfadados. Nesse evento, a empresa contratou dublês para saltar de paraquedas em um centro de conferências em São Francisco e descer de rapel em um prédio para demonstrar as capacidades do dispositivo. Mas Glass causou polêmica quase imediatamente, testando o relacionamento do público com a tecnologia devido a preocupações com a privacidade da câmera integrada do dispositivo.


Fachada da Google (Foto: Reprodução/g1)


O anúncio do Google para seus óculos de tradução ao vivo foi mais moderado, mostrando uma mãe e filha conversando e olhando fotos, e uma conversa entre uma pessoa surda e uma não surda.

Nos últimos anos, o Google experimentou outros produtos de tradução e transcrição, incluindo fones de ouvido que fazem traduções em tempo real e um aplicativo de gravação para smartphone que faz transcrições ao vivo.

O Google I/O é o maior evento do ano da gigante de tecnologia. No passado, o Google usou a conferência para revelar seus projetos mais importantes, incluindo seus alto-falantes inteligentes Google Home, e mais esforços como seu software de inteligência artificial Duplex. A empresa transmitiu o evento no Shoreline Amphitheatre em Mountain View, Califórnia, a uma curta caminhada de sua sede global.

O evento do Google ocorre quando a empresa enfrenta controvérsias além de sua linha de produtos. A gigante da tecnologia está sob escrutínio antitruste nos EUA e na Europa e enfrenta turbulências enquanto seus funcionários e contratados organizam e protestam contra a empresa.

A gigante da tecnologia também fez uma série de outros anúncios na conferência, incluindo várias atualizações em sua linha de produtos Pixel, como um tão esperado smartwatch, um novo smartphone de médio porte, fones de ouvido sem fio e um tablet. Novos recursos de software incluíam resumos automatizados para Google Docs e modelos 3D no Google Maps.

A estreia do Pixel Watch já era esperada há muito tempo, já que os usuários do Android esperavam por um produto do Google que concorresse com o Apple Watch, lançado há sete anos. A tecnologia vestível tornou-se uma categoria importante para o Google e outras empresas de tecnologia, pois as pessoas passam mais tempo com seus dispositivos e as empresas procuram coletar dados biométricos e outros tipos.

 

Foto Destaque: novo óculos da google. Reprodução/ CNBC.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo