Tech

Google lança recurso que vai alertar quando não tem muitas informações confiáveis na busca

O novo recurso deve aparecer, principalmente, nas pesquisas sobre notícias de última hora, quando ainda não há conteúdo confiável, e tem como objetivo combater à desinformação no buscador

11 Ago 2022 - 15h10 | Atualizado em 11 Ago 2022 - 15h10
Google lança recurso que vai alertar quando não tem muitas informações confiáveis na busca Lorena Bueri

O Google, maior buscador do mundo, anunciou nesta quinta-feira (11) o lançamento de um recurso que vai alertar usuários se identificar pesquisas que não contam com muitas informações confiáveis sobre determinado assunto. O novo recurso, que já foi liberado no Brasil, tem como objetivo combater à desinformação no buscador.

A novidade deve aparecer, principalmente, nas pesquisas sobre notícias de última hora, quando ainda não há conteúdo confiável sobre o tema. Os sistemas do Google foram atualizados para identificar momentos em que o interesse por um assunto está crescendo e não há informações de autoridades públicas e veículos jornalísticos, por exemplo.

Nesse caso, a empresa vai mostrar um aviso explicando que não há resultados muito bons e orienta os usuários para que a pesquisa seja refeita mais tarde, quando, provavelmente, terá mais dados e informações de fontes diversas sobre o assunto. Mesmo com a sugestão da gigante das buscas, os resultados pouco confiáveis continuam sendo mostrados abaixo do aviso.


O novo recurso tem como objetivo combater à desinformação no buscador. Foto: Reprodução/Google.


“Embora a Pesquisa Google apresente sempre os resultados mais úteis que podemos fornecer, às vezes as informações confiáveis ​​que os utilizadores procuram simplesmente ainda não estão online”, explicou a empresa quando o recurso ainda estava em fase de testes nos Estados Unidos. “Isso pode ser particularmente verdadeiro para notícias de última hora ou tópicos novos, quando as informações publicadas primeiro podem não ser as mais confiáveis”, completou.

Além do alerta de conteúdos não confiáveis, o recurso "Sobre esta página", disponível no aplicativo do Google, também é uma das novidades do buscador. Com ele, o usuário pode acessar o contexto sobre uma fonte de informação antes mesmo de clicar no site. Na página, é possível saber sobre a fonte da publicação, quão amplamente ela circula e suas avaliações online, por exemplo. O recurso já está disponível em alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano, japonês e, segundo o Google, será lançado em breve em português.

 

Foto destaque: O Google afirmou que as mudanças ajudarão os usuários a decidirem quais são os resultados mais úteis e confiáveis. Reprodução/FILEDIMAGE.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo