Tech

Golpe no Instagram: perfis de mulheres foram copiados para vender conteúdo adulto

Golpistas se passam por mulheres em contas fakes, combram para acessar o conteúdo e fazem novas vítimas.

17 Fev 2023 - 08h15 | Atualizado em 17 Fev 2023 - 08h15
Golpe no Instagram: perfis de mulheres foram copiados para vender conteúdo adulto Lorena Bueri

Nos últimos dias, os usuários do Instagram têm sido vítimas de mais um golpe. Em sua maioria, os alvos são mulheres. Os golpistas se apoderam do nome e da foto de perfil da vítima e criam uma “nova” conta, com pequenas alterações de algumas informações, e atrai outros usuários da plataforma para uma página de conteúdos pornográficos. 

Em entrevista para o G1, a maquiadora Crislaine Paula, de 29 anos, disse: "Eu fiquei em desespero". A moça disse que recebeu dezenas de mensagens de seguidores perguntando sobre o conteúdo publicado e se realmente era ela. Crislaine é apenas uma das dezenas de mulheres vítimas do golpe.


Crislaine pede ajuda seus seguidores para denunciar perfil fake. (Foto: Reprodução/G1)


Além de criar os perfis falsos, os golpistas criaram uma página no Wix em que os usuários interessados no conteúdo oferecido, acessavam e forneciam dados de pagamento para ter acesso às fotos, porém, não eram das vítimas. Assim, os golpistas acabam por fazer novas vítimas clonando seus cartões através de seus dados. 

Se proteja!

A plataforma do Instagram não anuncia aos usuários quando criam seu perfil é clonado, por isso fique atento. Em entrevista para o G1, a Advogada  Patrícia Peck, especializada em crimes cibernéticos, orienta principalmente as mulheres, a fazerem vistorias em suas redes sociais. A advogada aconselha a busca por perfis com seus nomes e por fotos que podem ser suas, além de se atentar para seus novos seguidores, principalmente quando o perfil pode ser fake.

Fui vítima, e agora? 

Caso você tenha sido vítima do golpe, Patrícia orienta que tire print do perfil, copie a URL, pois servirão de provas, e faça um boletim de ocorrência. É importante também, denunciar a conta, para isso peça ajuda de familiares e amigos, pois o maior número de pessoas denunciando, mais rápido é o processo de exclusão do perfil. Mesmo que a conta seja suspensa, se for de interesse da vítima a investigação pode dar prosseguimento. 

Foto destaque: Ícones de redes sociais.  Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo