Não é de hoje que golpes financeiros são aplicados, mas com a facilidade e a tecnologia do EMV (pagamentos por aproximação/contactless), fraudes envolvendo cartões tem se tornado cada vez mais frequentes, principalmente em festas e eventos com aglomeração expressiva de pessoas, como o Carnaval, por exemplo.
Onde há muita criatividade não só dos foliões em suas fantasias, mas por parte de quadrinhas especializadas que aproveitam a distração das pessoas para realizar a troca de cartões e até mesmo memorizar as senhas digitadas, sempre utilizando de técnicas inovadoras para cometer o crime.
Em 2023 será essencial possuir cuidados redobrados para evitar as devidas práticas, afinal, teremos ao longo desse ano cerca de 12 (doze) feriados, onde 9 (nove) serão prolongados.
Segundo Reinalds Klemps, advogado especializado em crimes contra o patrimônio, é muito comum o uso de cartões para quaisquer tipos de pagamento, inclusive, com ambulantes e comerciantes de rua, podendo aumentar e contribuir ainda mais os riscos para a prática de tais crimes.
Algumas dicas concedidas pelo advogado, sócio fundador da RK Advocacia Criminal, e podem ser adotadas para evitar cair no golpe. São elas:
1ª Dica – Levar dinheiro em espécie: evite o uso do cartão e opte por levar células de baixo valor para facilitar a troca e aquisição principalmente de bebidas. Possuir uma quantia emergencial apartada, vai garantir maior segurança e conforto durante a folia.
2ª Dica – Atenção e cuidado com distrações: se atentar a qualquer movimentação suspeita, pois, é na hora da realização do pagamento que os golpistas realizam as trocas. Alguns, costumam inclusive estar acompanhados, para realizar a distração da vítima.
3ª Dica – Fique atento ao visor da maquininha: é de extrema importância que o visor não esteja trincado ou sem iluminação. Assim, é possível verificar o valor digitado a ser pago ou se estão usando de artifícios para descobrir a senha do cartão.
4ª Dica – Ative as notificações de transações bancárias: assim, toda movimentação realizada, será reportada de forma imediata ao número do celular cadastrado.
5ª Dica – Escolha e limite o valor de compra dos cartões: evite levar cartões com limite de crédito alto ou regule o limite diretamente no seu App do bancário. Se for utilizar cartões de débito, escolha o que possui saldo para saques.
Seguindo as dicas da RK Advocacia Criminal, será possível evitar golpes e aproveitar os momentos de festa e descontração, sem grandes aborrecimentos
Com atenção e cuidado é possível estar em qualquer ambiente, basta garantir que seu cartão não estará acessível a criminosos!
Foto Destaque: Reprodução