Money

‘Golpe da troca de cartão’ Reinalds Klemps, dá dicas de como evitar fraudes e prejuízos financeiros.

Não é de hoje que golpes financeiros são aplicados, Reinalds Klemps fala como evitar fraudes e prejuízos financeiros.

07 Fev 2023 - 11h30 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 11h30
‘Golpe da troca de cartão’ Reinalds Klemps, dá dicas de como evitar fraudes e prejuízos financeiros. Lorena Bueri

Não é de hoje que golpes financeiros são aplicados, mas com a facilidade e a tecnologia do EMV (pagamentos por aproximação/contactless), fraudes envolvendo cartões tem se tornado cada vez mais frequentes, principalmente em festas e eventos com aglomeração expressiva de pessoas, como o Carnaval, por exemplo.

Onde há muita criatividade não só dos foliões em suas fantasias, mas por parte de quadrinhas especializadas que aproveitam a distração das pessoas para realizar a troca de cartões e até mesmo memorizar as senhas digitadas, sempre utilizando de técnicas inovadoras para cometer o crime.

Em 2023 será essencial possuir cuidados redobrados para evitar as devidas práticas, afinal, teremos ao longo desse ano cerca de 12 (doze) feriados, onde 9 (nove) serão prolongados.

Segundo Reinalds Klemps, advogado especializado em crimes contra o patrimônio, é muito comum o uso de cartões para quaisquer tipos de pagamento, inclusive, com ambulantes e comerciantes de rua, podendo aumentar e contribuir ainda mais os riscos para a prática de tais crimes.

Algumas dicas concedidas pelo advogado, sócio fundador da RK Advocacia Criminal, e podem ser adotadas para evitar cair no golpe. São elas:

1ª Dica – Levar dinheiro em espécie: evite o uso do cartão e opte por levar células de baixo valor para facilitar a troca e aquisição principalmente de bebidas. Possuir uma quantia emergencial apartada, vai garantir maior segurança e conforto durante a folia.

2ª Dica – Atenção e cuidado com distrações: se atentar a qualquer movimentação suspeita, pois, é na hora da realização do pagamento que os golpistas realizam as trocas. Alguns, costumam inclusive estar acompanhados, para realizar a distração da vítima.

3ª Dica – Fique atento ao visor da maquininha: é de extrema importância que o visor não esteja trincado ou sem iluminação. Assim, é possível verificar o valor digitado a ser pago ou se estão usando de artifícios para descobrir a senha do cartão.

4ª Dica – Ative as notificações de transações bancárias: assim, toda movimentação realizada, será reportada de forma imediata ao número do celular cadastrado.

5ª Dica – Escolha e limite o valor de compra dos cartões: evite levar cartões com limite de crédito alto ou regule o limite diretamente no seu App do bancário. Se for utilizar cartões de débito, escolha o que possui saldo para saques.

Seguindo as dicas da RK Advocacia Criminal, será possível evitar golpes e aproveitar os momentos de festa e descontração, sem grandes aborrecimentos

Com atenção e cuidado é possível estar em qualquer ambiente, basta garantir que seu cartão não estará acessível a criminosos!

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo