Esportes

Golden State Warriors vence o Dallas Mavericks e é campeão da Conferência Oeste da NBA

Com show de Klay Thompson, o Golden State Warriors chega à sua sexta final de NBA em oito temporadas, igualando marca do histórico Chicago Bulls de Michael Jordan.

27 Mai 2022 - 09h50 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 09h50
Golden State Warriors vence o Dallas Mavericks e é campeão da Conferência Oeste da NBA Lorena Bueri

A geração histórica do Golden State Warriors segue colecionando troféus. Na noite desta última quinta-feira (26), os Warriors venceram o jogo 5 contra o Dallas Mavericks, em casa, por 120 a 110, e encerraram a série da final da Conferência Oeste, voltando à uma decisão da NBA após dois anos longe dos playoffs. 

Com seis finais da NBA em oito temporadas, o Golden State Warriors iguala a marca do lendário Chicago Bulls de Michael Jordan, na década de 90. O adversário na decisão sai do confronto entre Boston Celtics e Miami Heat, finalistas da Conferência Leste. Boston lidera por 3 a 2 e pode fechar a série nesta sexta-feira (27). 

A volta do Golden State Warriors à grande final da NBA foi marcada por uma atuação de gala de Klay Thompson. O jogador, que ficou afastado por mais de dois anos devido a lesões no joelho e no tendão de aquiles, retornou apenas nesta temporada e sendo decisivo no jogo do título da conferência. Klay Thompson encerrou a noite com 32 pontos e 8 bolas de três.  


Klay Thompson e Draymond Green em vitória do Golden State contra o Dallas. (Foto: Reprodução/ Kelley L Cox/ USA TODAY Sports)


O jogo começou com um domínio do Golden State nos primeiros minutos, que abriu 9 pontos de vantagem. A equipe trabalhava bem a bola e terminou o período com 9 assistências, sendo 5 só de Steph Curry. Andrew Wiggins e Klay Thompson anotaram 8 pontos cada. Placar de 28 a 23 na primeira parcial. 

No segundo quarto, a vantagem aumentou. Os Warriors dominaram a parcial e chegaram a abrir 21 pontos. Klay Thompson seguia inspirado e anotou mais 11 pontos, sendo 5 de 8 do perímetro. Luka Doncic, por sua vez, ainda não havia engrenado na partida, e terminou o primeiro tempo com apenas 6 pontos. O jogo foi para o intervalo com a vantagem de 69 a 52 para o Golden State. 

Na volta para o segundo tempo, Luka Doncic, enfim, acordou. Com 15 pontos na parcial, o esloveno comandava uma reação do Dallas Mavericks, que diminuiu a diferença, que chegou a 25 pontos, para apenas 8. A reação se deu especialmente no momento em que Klay Thompson estava no banco de reservas. No entanto, o armador retornou e contribuiu com mais 8 pontos na parcial. Os Warriors conseguiram manter uma vantagem confortável e foram para o último quarto vencendo por 94 a 84. 

Com a experiência de um time tricampeão da NBA, o Golden State conseguiu segurar o resultado e garantir mais uma participação na final da liga, sua sexta em oito temporadas. Com o empate de 26 a 26 na parcial, os Warriors venceram o jogo 5 por 120 a 110 e fecharam a série em 4 a 1. Para chegar à final da Conferência Oeste, os Warriors passaram por Denver Nuggets e Memphis Grizzlies nas fases anteriores dos playoffs. 


Arte do Golden State Warriors campeão da Conferência Oeste. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Além de Klay Thompson, jogadores como Kevon Looney, Andrew Wiggins, Draymond Green e Steph Curry também foram fundamentais para a vitória. Looney seguiu sendo um guerreiro dentro do garrafão, com 18 rebotes. Wiggins anotou 18 pontos e pegou 10 rebotes, enquanto Draymond Green fechou a noite com 17 pontos, 6 rebotes e 9 assistências. Do lado do Dallas, Doncic demorou a entrar no jogo, mas terminou com 28 pontos, 9 rebotes e 6 assistências. Spencer Dinwiddie, que iniciou o jogo no banco, anotou 26 pontos. 

O primeiro prêmio de MVP das finais da Conferência Oeste, batizado de Troféu Magic Johnson, foi para Stephen Curry. O astro anotou 15 pontos e colaborou com 9 assistências no jogo 5 da final, além de ter sido peça fundamental na equipe durante toda a série, crescendo especialmente nos momentos mais decisivos. Nos primeiros quatro jogos da série, Curry teve uma média de 26 pontos, 7,5 rebotes e 7 assistências.   


Curry é eleito o MVP das finais da Conferência Oeste. (Foto: Reprodução/ Ezra Shaw/ Getty Images)


“Isso é uma bênção. Estamos de volta ao lugar que pertencemos. De volta às finais. Tudo sobre isso é especial. Sabemos que não é o alvo principal, mas temos que celebrar por causa dos últimos três anos”, afirmou Stephen Curry após receber o troféu de MVP das finais da Conferência Oeste.

 

Estatísticas da partida 

 

GOLDEN STATE WARRIORS 

  • Klay Thompson: 32 pontos e 8 bolas de três; 
  • Andrew Wiggins: 18 pontos e 10 rebotes; 
  • Draymond Green: 17 pontos, 6 rebotes e 9 assistências; 
  • Jordan Poole: 16 pontos, 6 rebotes e 6 assistências; 
  • Stephen Curry: 15 pontos e 9 assistências; 
  • Kevon Looney: 10 pontos e 18 rebotes; 

 

DALLAS MAVERICKS 

  • Luka Doncic: 28 pontos, 9 rebotes e 6 assistências; 
  • Spencer Dinwiddie: 26 pontos, 4 assistências e 5 bolas de três; 
  • Dorian Finney-Smith: 13 pontos e 4 rebotes; 
  • Jalen Brunson: 10 pontos e 4 assistências; 
  • Maxi Kleber: 7 pontos e 8 rebotes.

Time do Golden State Warriors com a taça de campeão da Conferência Oeste. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Jogos das finais 

Jogo 1 (18/05): Golden State 112 x 87 Dallas 
Jogo 2 (20/05): Golden State 126 x 117 Dallas 
Jogo 3 (22/05): Dallas 100 x 109 Golden State 
Jogo 4 (24/05): Dallas 119 x 109 Golden State 
Jogo 5 (26/05): Golden State 120 x 110 Dallas 

 

Foto Destaque: Golden State Warriors campeão da Conferência Oeste. Reprodução/ Thearon W. Henderson/ Getty Images. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo