Notícias

Goiás registra surto da doença mão-pé-boca; saiba como se prevenir

Goiás registra 64 casos da doença mão-pé-boca, 14 cidades estão na lista. O vírus é altamente contagioso e acomete principalmente crianças menores de cinco anos.

04 Mai 2023 - 14h48 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 14h48
Goiás registra surto da doença mão-pé-boca; saiba como se prevenir Lorena Bueri

O estado de Goiás registrou surtos da síndrome da mão-pé-boca em pelo menos 14 cidades, com 64 casos confirmados e 646 casos suspeitos. A doença afeta principalmente crianças menores de cinco anos e é altamente contagiosa.  

A doença mão-pé-boca (DMPB) é um vírus contagioso causado pelo vírus Coxsackie A16, que pertence à família dos enterovírus e normalmente habita o sistema digestivo, podendo provocar estomatites. Embora seja possível o acometimento em adultos, é mais comum em crianças. A doença é caracterizada principalmente por lesões na boca e erupções nas mãos e pés.  

Principais sintomas:  

  • Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; 
  • Manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas que podem evoluir para feridas dolorosas na boca, amídalas e faringe; 
  • Erupções de pequenas vesículas, em geral nas palmas das mãos e plantas dos pés, mas que também podem ocorrer também nas nádegas e região genital. Essas erupções geralmente são benignas e de curta duração; 
  • Mal- estar, falta de apetite, vômitos e diarreias; 
  • Dificuldade em engolir e excesso de saliva devido à dor.    

Geralmente, a transmissão ocorre por meio do contato direto com fezes e secreções do infectado, ou por ingestão de alimentos e fômites (objetos capazes de reter e transportar organismos contagiosos).  


Imagem: (iStock Reprodução UOL)


O diagnóstico geralmente é clínico, e não existe um tratamento específico; os remédios servem para aliviar a dor e a desidratação. A doença comumente não é grave e regride espontaneamente após alguns dias, geralmente de sete a dez dias. Se manter protegido é fundamental, pois em casos raros pode evoluir para uma meningite viral.  

O ideal é manter repouso, beber bastante líquidos e fazer uma boa alimentação. Para não precisar passar por esse processo a prevenção é imprescindível, veja: 

  • Lave bem as mãos depois de qualquer atividade ou contato direto com objetos que possam transmitir a doença; 
  • Cobrir a boca ao tossir ou espirrar; 
  • Não compartilhar mamadeiras, copos e talheres; 
  • Manter o paciente infectado em repouso e afastados dos demais; 
  • Higienizar superfícies, objetos e descartar corretamente fraldas e lenços.   

Com cuidados de higiene simples, é possível deixar seu pequeno protegido dessa doença.  

 

Foto destaque: Doença é caracterizada pelo surgimento de erupções vesiculares nas mãos, pés e na mucosa oral - Foto: Prefeitura de Tapes/ Reprodução: OGlobo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo