Esportes

Ginasta russo, Ivan Kuliak, chama atenção dos jornais ao utilizar letra 'Z' em seu uniforme

Em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia, o atleta russo, Ivan Kuliak, se envolveu em uma polêmica mundial durante a competição da FIG ao utilizar a letra 'Z', símbolo de guerra do seu país, no uniforme.

08 Mar 2022 - 16h22 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 16h22
Ginasta russo, Ivan Kuliak, chama atenção dos jornais ao utilizar letra 'Z' em seu uniforme Lorena Bueri

Ivan Kuliak é um ginasta de 20 anos, e começou a praticar o esporte desde que tinha 4, em sua cidade natal Kaluga na Rússia. O ano de 2019 foi um grande momento em sua carreira, o atleta se tornou campeão russo no solo e no geral júnior, ganhando ainda a medalha de prata na barra horizontal. 

Ivan representou a Rússia no festival olímpico de verão da juventude europeia e conquistou a medalha de prata no individual geral, mais um bronze nas argolas e um no solo, e uma medalha de prata na competição por equipes. Recebeu no mesmo ano o título de "Master os Sports", título esportivo do país. 
 
O ginasta vem ganhando as manchetes pelo mundo ao subir no pódio após conquistar a medalha de bronze nas barras paralelas, em uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística, no Qatae, com um símbolo de letra 'Z', feita com esparadrapos, onde deveria ser o símbolo do seu país. 


 

Kuliak durante competição da FIG. (foto: reprodução/Instagram)


Durante a invasão à Ucrânia, diversos veículos blindados foram pintados com o 'Z' em branco, e acabou se tornando o símbolo da Rússia na guerra, fazendo referência a expressão 'za pobedu', que significa 'para a vitória'. 

A FIG (Federação Internacional de Ginástica), comentou que abriu um processo disciplinar contra Ivan pelo seu 'comportamento chocante'. O ginasta não se desculpou pela ação e disse que em uma próxima oportunidade repetirá o gesto. 
 
Se tivesse uma segunda oportunidade e houvesse a opção de sair com a letra'Z', faria o mesmo” comentou o atleta em uma entrevista. Eu só queria mostrar a minha posição. Sempre vou lutar pela vitória e lutar pela paz”, exclamou. 
 
Após sanções, atletas, oficiais e juízes russos não poderão participar de competições da FIG ou Competições sancionadas pela FIG. Ivan acabou perdendo a prova para o ucraniano lllia Kovtun. 

Foto destaque: Ginasta Kuliak na competição. Reprodução/IstoÉ

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo