Cinema/TV

Friends tem cenas censuradas na China

No streaming chinês, algumas referências icônicas aos personagens de Friends foram censuradas e os fãs se revoltaram. Cenas foram cortadas e redubladas para remover qualquer conteúdo "proibido".

14 Fev 2022 - 19h55 | Atualizado em 14 Fev 2022 - 19h55
Friends tem cenas censuradas na China Lorena Bueri

Com a chegada de "Friends", a maior sitcom estadunidense, aos streamings mais populares da China, como Tencent, Bilibili e Youku, alguns fãs notaram problemas na série. Cenas cortadas e/ou redubladas, a fim de remover insinuações sexuais e até mesmo menções à personagem Carol (Jane Sibbett), que interpreta a ex-mulher lésbica de Ross (David Schwimmer).

Em um diálogo que Ross fala sobre Carol, a cena acabou sendo removida completamente em um dos episódios da primeira temporada. Em um outro, Joey (Matt LeBlanc) faz uma sugestão de ir ao clube de strip. A cena foi redublada para que ele e os amigos concordem que irão "sair para brincar".

Dentro da principal rede social da China, Weibo, a hashtag #FriendsHasBeenCensored (em tradução: Friends foi censurada) chegou a aparecer entre as mais comentadas do momento, de acordo com a agência de notícias Reuters. No entanto, se pesquisada agora,  a busca pela tag não mostra nenhum resultado.


Elenco de Friends. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Television)


Não foi a primeira vez que o conteúdo da sitcom norte-americana chegou à China de forma distorcida. A reunião recente dos astros da série, realizada pela HBO Max, teve vários momentos que foram cortados ao chegar na república, como a participação de alguns artistas, como Justin Bieber, Lady Gaga e o grupo sul-coreano BTS. Ainda não foram esclarecidos os motivos para a remoção das cenas, e nenhuma das plataformas de streaming responderam publicamente às acusações.

Além da sitcom, os streamings chineses também alteraram o fim do filme clássico "Clube da Luta", apagando as explosões finais e inserindo a seguinte mensagem: "Através da pista fornecida por Tyler, a polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso a explosão da bomba. Após o julgamento, Tyler foi enviado para um asilo de lunáticos recebendo tratamento psicológico. Ele recebeu alta do hospital em 2012".

Foto destaque: Elenco de Friends. Divulgação/Warner Bros. Television.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo