Notícias

Frente fria avança e derruba temperaturas no Sudeste e Sul do Brasil

O avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste brasileiro, especialmente sobre o Espírito Santo, trará um fim de semana frio à região e ao Sul do país, segundo o Climatempo.

03 Jun 2022 - 14h22 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 14h22
Frente fria avança e derruba temperaturas no Sudeste e Sul do Brasil Lorena Bueri

O avanço de uma frente fria ao longo da costa sudeste do Brasil, em particularmente sobre o Espírito Santo, trará finais de semana frios para a região e sul do país, de acordo com o Climatempo. Em São Paulo, os termômetros devem registrar queda a partir de hoje e há possibilidade de chuvas. Espera-se que a baixa de sexta-feira seja 15C e alta 18C.


Frente fria chega ao Sudeste brasileiro. (Foto: Reprodução/Estadão Contéudo/Cnn/Nathallia Fonseca)


Ainda de acordo com a previsão , áreas de instabilidade estão avançando do mar e trazendo mais nuvens para o litoral Nordeste, que já registrou precipitação acima da média nas últimas duas semanas. Há aviso de chuva forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, Boa Vista, Manaus, Macapá, Belém, São Fortaleza, Teresina, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e salvador. Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia tem alertas de tempestade.

Recordes de frio no Rio de Janeiro e São Paulo

No sábado 21 de maio, o Parque Nacional do Itatiaia , ao sul do país, registrou a menor temperatura até agora do ano no país : -7,6°C, detectada entre 5h e 6h pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia.
 
A estação de Inmet está localizada a uma altitude de cerca de 700 metros. Durante a semana, lá já havia ocorrido fenômeno raro chamado de gelo: quando a neblina congela, o que causa uma aparência semelhante a a natureza do gelo e faz o público acreditar que ele possui ou geado em localidade, devido ao aspecto da vegetação.
 
Até então, a temperatura mais baixa registrada segundo o Inmet, era na segunda-feira 17 de maio, no mesmo local. O meteorologista do instituto, Heráclio Alves, explica que as baixas temperaturas são recorrentes na região.
 
Em São Paulo na sexta-feira dia 20 de maio, a capital de São Paulo registrou a menor temperatura mínima de 2022 ao amanhecer, segundo dados do Centro de Gestão Climática da Cidade de São Paulo. A estação meteorológica de Capela do Socorro, no extremo sul, registrou uma temperatura mínima absoluta de 1,1°C - aquela medida em um único ponto -, e a média da cidade atingiu 6,3°C, um recorde para 2022 e para o mês desde 2004.
 
Foto Destaque: Termômetro na cidade de São Paulo. Reprodução/CNN 
 
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo