Empreendedorismo

Franquias internacionais podem ser uma ótima opção para o seu negócio

As franquias brasileiras estão obtendo um sucesso grande dentro e fora do país, os seus seguimentos além de serem promissores oferecem uma gama de alternativas.

04 Mai 2023 - 21h12 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 21h12
Franquias internacionais podem ser uma ótima opção para o seu negócio Lorena Bueri

Franquias nacionais aceleraram o ritmo de expansão internacional em 2022, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising. E os números das empresas que obtém operação em outros países, vem alavancando desde 2020, de 153 para 213, um avanço de mais de 36% com relação a 2021. O que têm gerado grande desenvolvimento para a economia desde a pandemia. A pesquisa julgou as unidades próprias, com ênfase em: exportação, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, joint ventures e outros aspectos.

E o número de países com marcas brasileiras também cresceu no mesmo período, passando de 114 para 136, uma alta ao menos 20%. O país que se mantém a dianteira é os Estados Unidos, com um número de marcas, com 78 empresas. Infelizmente não são tudo flores, já que desde janeiro de 2023 a economia sofreu uma queda, e em fevereiro e março deixando muitos estabelecimentos a mercê em vários aspectos.

Para quem têm um negócio ou quer abranger a sua empresa, internacionalizar uma franquia não é tão complicado, pois o processo de levar a empresa para ambientes internacionais, aumentando a atuação visando gerar mais lucros, mais oportunidades de negócio e outros benefícios, pode parecer um risco ou um sonho distante, contudo para franquias é um processo mais fácil do que para aqueles que possuem uma micro empresa, por já tem um apoio, assim por dizer de franquias.


Franquias nos EUA (Video: Reprodução/Henrique Mol/ YouTube) 


A Internacionalização é para qualquer tipo de empresa, já que requer apenas um perfil adequado para a atuação ou não do mercado em outro país, que ofereça tanto produtos, como serviços de qualidade, com características exclusivas. Assim sendo diferenciadas do que é oferecido por empresas locais, possuindo vantagens para seu crescimento.

Algumas dicas simples de como dar os primeiros passos para uma expansão, como: escolha de mercados-alvo; decisão de internacionalizar a empresa; tradução e adaptação de documentos; adaptação ao novo mercado, escolha do franchising como estratégia de internacionalização; elaboração, estudos de potencial de mercado, prévios e por profissionais de preferência; planejar, estruturar e executar de modo mensurável, sustentavelmente, isso pode chamar a atenção de futuros clientes.
 
Estabeleça um processo de exportação a partir do Brasil, no início talvez, após isso, verificar meios mais acessíveis, ou o contrário; defina metas claras a serem alcançadas; identifique os nichos e análise da concorrência; promova a franquia. Afinal, propaganda é a alma de qualquer negócio, esse slogan não é usado à toa por empresas de marketing; desenvolva, descubra fornecedores locais de confiança; faça ajustes à legislação local, consulte advogados; contratar e capacitar equipe local será benéfica e faça revisões e ações coletivas constantemente.
 

Não é somente nas leis e regras que se deve ter foco para internacionalizar a sua franquia, mas na escolha do país, qual tipo de modelo a seguir, entre outros. O processo é importante e existem aspectos que se devem ter atenção redobrada.

 

 

Foto destaque: Franquias. Reprodução/ passo a passo/ Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo