Notícias

Fóssil de dinossauro com 25 metros de comprimento é descoberto em Portugal

Escavações começaram em 2017 na cidade portuguesa de Pombal, mas a descoberta da ossada aconteceu recentemente, em agosto deste ano. Fóssil pode ser o maior já encontrado no continente europeu

25 Ago 2022 - 19h48 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 19h48
Fóssil de dinossauro com 25 metros de comprimento é descoberto em Portugal  Lorena Bueri

As investigações do fóssil de 25 metros de comprimento teve início em março de 2017, quando o proprietário de uma área em Pombal, em Portugal encontrou em seu quintal diversos fragmentos de ossos fossilizados, o dono, que iria realizar obras de construção na propriedade, entrou em contato com uma equipe de investigação especializada, que foi até o local e começou a escavação. A jazida paleontológica de Monte Agudo é localizada sob rochas sedimentares do período jurássico da era mesozoica, que está compreendida aproximadamente entre há 163,5 milhões e 145 milhões de anos. 

Porém, foi somente em 2022 que os arqueólogos espanhóis e portugueses descobriram os maiores fósseis de um Sauropoda, espécie pertencente a dois grupos de dinossauros com bacia de réptil ou saurísquios, eram herbívoros, quadrúpedes, tinham os corpos grandes, pescoços muito compridos, cabeças pequenas e caudas longas. 


Ilustração da espécie de dinossauro Sauropoda. Foto Reprodução: AZ Animais.


Registros mostram que a espécie teve sua primeira aparição no período Triássico tardio, foram espalhados pelo globo terrestre, durante o período geológico denominado Cretáceo Superior, foram substituídos em grande parte pelos titanossaurídeos, estes por sua vez, foram extintos no evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno. 

O anúncio da descoberta foi feito pela Universidade de Lisboa nesta segunda-feira (22), as escavações que levaram a descoberta do fóssil de 25 metros ocorreram entre os dias 1 e 10 de agosto deste ano, as escavações foram feitas por investigadores do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED de Madrid, pelo Instituto Dom Luiz de Ciências ULisboa e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid. 

Exemplares de vértebras e costelas estão entre os ossos achados, de acordo com a pesquisadora da Faculdade de Lisboa, Elisabete Malafaia, não é comum encontrar todas as costelas de um animal uma sua posição anatômica original, "Este modo de preservação é relativamente incomum no registro fóssil de dinossauros, em particular em Sauropoda, do Jurássico Superior português" - confirmou a pesquisadora. 

Ao que tudo indica, o esqueleto encontrado pode ser o maior já descoberto em toda a Europa, segundo os paleontólogos e pesquisadores as características da preservação das ossadas indicam uma possível presença de ainda outras partes de fósseis do Sauropoda, constatação que será feita após novas escavações pela jazida. 

Foto Destaque: Escavações na jazida de Monte Agudo, em Pombal, Portugal. Reprodução: Twitter (@inarvaezp).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo