Notícias

Flórida em alerta: Furacão Ian faz água do mar recuar e torna praia perigosa

Autoridades emitem um aviso para que moradores não se aproximem de faixa de areia que se formou após recuo da maré. Furacão Ian se aproxima da Flórida e está na categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5

3 min de leitura
28 Set 2022 - 16h15 | Atualizado em 28 Set 2022 - 16h15

Moradores de Tampa, na Flórida, estão sendo alertados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos sobre uma questão muito importante: o recuo da água da praia causado pela aproximação do Furacão Ian. A intensidade de um furacão é capaz de alterar as marés das praias por onde passa, revelando grandes faixas de areia.

No entanto, esse recuo do mar é temporário e a água retorna de forma rápida, tornando as praias perigosas. O alerta é para que os moradores não se desloquem até a orla, evitando qualquer exposição à tempestade nesses locais, para que não coloquem suas vidas em risco.


Imagem de satélite do furacão Ian. Foto (Reprodução/CNN)


O meteorologista Judson Jones, da CNN, esclarece que a água pode recuar por conta de ventos fortes no lado esquerdo do centro da tempestade, que acabam empurrando a água para longe da costa, causando esse fenômeno inusitado e incomum, que é o aparecimento de uma extensa faixa de areia.

De acordo com o também meteorologista Brandon Miller, a força dos ventos de um furacão pode ser tão grande que consegue “empilhar” a água do oceano e empurrá-la de volta para a terra. Esse retorno da água do mar é chamado de maré de tempestade, que é causado pelos fortes ventos que o furacão traz consigo e, essa tempestade dentro dele empurra a água de volta para a costa.

O Furacão Ian, conforme se desloca, ganha cada vez mais força com as águas quentes do oceano e já atingiu a categoria 4. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos ainda reforça o aviso, informando que, de todas as mortes causadas por ciclones tropicais, quase metade delas ocorre em razão de marés de tempestade.

O governo do estado e as instituições responsáveis pela região deverão emitir novos alertas nas próximas horas à medida em que a tempestade se forma na costa.

Foto destaque: Furacão Ian começa a chegar na praia de Saint Pete, costa oeste da Flórida. Reprodução/Gerardo Mora/Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo