Bem Estar

Flexibilização do uso de máscara no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo discutirá na próxima quarta feira, a flexibilização no uso das máscaras em alguns ambientes. É previsto que a discussão inclua também regras para o uso no ambiente escolar.

05 Mar 2022 - 11h20 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 11h20
Flexibilização do uso de máscara no Estado de São Paulo Lorena Bueri

Nesta semana, o Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 100 milhões de doses aplicadas da vacina contra Covid-19 e irá discutir na próxima quarta feira mais uma medida de flexibilização, a liberação do uso da máscara em ruas, ambientes livres e áreas externas de bares e restaurantes.

A obrigatoriedade no uso das máscaras está em vigor desse maio de 2020, em consequência da pandemia. Pelo decreto, quem for flagrado sem a proteção facial, pode sofrer advertência a prisão de até um ano, além do pagamento de multa.

No caso de o estabelecimento não apresentar placa, em local visível, com informação sobre a obrigatoriedade da máscara também há multa. A fiscalização da medida é de competência das prefeituras.

O governador João Dória, secretários estaduais e o Comitê Científico da Covid-19 vão se reunir para fechar o trâmite da liberação que leva em consideração o avanço da e os indicadores da pandemia na cidade. A expectativa é que seja criada também uma regra específica para o uso da proteção facial nas escolas. 


Uso de máscara nas escolas/Reprodução CNN Brasil


 

"Acho que esse momento está se aproximando, vamos ver o comportamento do vírus após o carnaval. Os números são extremamente positivos. O mundo inteiro está caminhando para a retirada de máscara das crianças menores. É uma tendência aqui, mas é uma discussão que está sendo feita pelo comitê científico do governo. (...) Talvez nas duas próximas semanas a gente tenha alguma decisão nesse sentido", afirmou o secretário estadual da Educação, Rossieli Sorares, em uma coletiva de imprensa.

A liberação do acessório em aglomerações também será pauta na reunião. O comitê científico monitora se haverá curvas que indiquem queda ou crescimento de infecção pelo coronavírus após o Carnaval.

Dória deve optar pela flexibilização seguindo outros estados e o Distrito Federal em que a máscara deixará de ser obrigatória em locais abertos a partir do dia 7. A obrigatoriedade do uso de máscara segue vigente em todos os ambientes até o dia 31 de março em SP, enquanto a reunião não acontece. 

 

 

Foto destaque: Pessoas usando máscara/ Reprodução Site CNN Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo