O Flamengo já estava classificado em primeiro lugar no grupo H da Copa Libertadores, mas o time voltou a vencer nesta última terça-feira (24) no seu terceiro jogo seguido no Maracanã. A vítima foi o Sporting Cristal do Peru, que já estava eliminado, mas lutava por uma vaga na sul-americana caso terminasse em terceiro. O resultado de 2 a 1 ajudou o rubro-negro a figurar entre os melhores primeiros colocados na fase de grupos com apenas o River Plate podendo superar a marca de 16 pontos e nove gols de saldo conquistada pelo time de Paulo Sousa.
O primeiro tempo foi de controle do Flamengo, mesmo que não transformasse a maioria das chances criadas em perigo real ao goleiro adversário. Com um lançamento de David Luiz que acabou desviando, o lateral Mauricio Isla saiu na cara do gol e bateu na saída de Alejandro Duarte, que também viu um pequeno desvio em Johan Madrid antes de balançar as redes do Sporting Cristal aos 30 minutos.
LEIA MAIS
Na segunda etapa, a partida continuava com a mesma característica dos 45 minutos inicias, em que o Flamengo controlava a posse de bola, mas não agredia com o ímpeto necessário. A saída foi pela bola parada, quando aos 74 minutos, Andreas Pereira encontrou Pedro na área após batida de falta e o centro-avante acertou uma cabeçada que ampliou o marcador. Quando tudo parecia tranquilo e monótono para o desfecho da partida, o Sporting Cristal encontrou um gol pelo lado esquerdo com Gonzáles em um chute defensável para Hugo Souza, que escutou vaias dos 85 minutos até o final do jogo.
Mesmo com o triunfo cercado de críticas, o Flamengo atinge sua melhor campanha na história da Libertadores, igualando os 16 pontos do time de Ney Franco em 2007, mas superando no saldo de gols. O grupo termina com o rubro-negro na primeira posição e o Talleres da Argentina na segunda colocação e esperam o sorteio da Conmebol na próxima sexta-feira (27). No terceiro posto, a Universidad Católica vai para as oitavas da Sul-americana e o Sporting Cristal em último, está eliminado de todas as competições internacionais em 2022.
Pedro comemora o segundo gol do Flamengo no jogo. (Foto: Divulgação/Flamengo)
Ficha técnica da partida
Flamengo 2X1 Sporting Cristal-PER
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: terça-feira, 24 de maio de 2022
Hora: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jackson Diaz (VEN)
Cartões amarelos: João Gomes (FLA); Távara, Yotún (CRI)
GOLS: Madrid (contra) e Pedro (Flamengo); Gonzáles (Sporting Cristal)
Escalações
FLAMENGO: Hugo Souza; Isla (Rodinei), Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes (Andreas Pereira), Thiago Maia (Diego), Lázaro (Victor Hugo) e Marinho (Bruno Henrique); Pedro e Gabriel. Técnico: Paulo Sousa
SPORTING CRISTAL: Alejandro Duarte; Madrid, Chávez, Merlo e Loyola; Calcaterra (Leandro Sosa), Távara (Castillo), Lora, Christofer Gonzáles e Yotún; Ávila (Grimaldo). Técnico: Roberto Mosquera
Foto Destaque: Disputa de bola no jogo do Flamengo. Reprodução/Alexandre Vidal.