Saúde

Fisioterapeutas apostam na prevencão de doenças cardiacas através da orientação.

O projeto idealizado pela Dra. Drielle Alves tem mudado a qualidade de vida de idosos na região de Rio Verde-GO

09 Mar 2023 - 10h56 | Atualizado em 09 Mar 2023 - 10h56
Fisioterapeutas apostam na prevencão de doenças cardiacas através da orientação. Lorena Bueri

A região de Rio Verde em Goiás tem um elevado número de idosos, que levou a Prefeitura da região criar planos de ação para cuidados e preservação à vida, principalmente para pacientes cardíacos, que segundo pesquisas realizadas por alunos da Universidade de Rio Verde, UNIRV, cerca de 60% dos idosos pesquisados, 60% possuem diabetes e hipertensão, uma combinação extremamente perigosa para o coração.

Foi neste cenário que a Dra. Drielle Alves, em parceria com colegas de profissão, as Dras Rafaela Vieira e Juliana Garcia, elaboraram um projeto chamado "Saúde em Movimento".

Iniciado em março de 2015, o projeto  focado orientação e a prevenção de infarte agudo, com temas como a funcionalidade do coração, como reconhecer os sinais de infarto agudo do miocárdio e a importância da reabilitação cardíaca para salvar vidas, lembrando que a implementação de políticas públicas para o cuidado da saúde do idoso é uma pauta que precisa ser priorizada no país e não apenas em grandes centros urbanos.

No Dia Internacional da Mulher, as fisioterapeutas relembram da importância do autocuidado e da prevenção e como reconhecer os sintomas iniciais, pois apesar de ambos os sexos apresentarem números semelhantes de mortalidade por doenças cardíacas, as mulheres acabam sendo mais afetadas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o infarto é responsável por 30% dos óbitos, sendo as mulheres acima de 70 anos são as mais vulneráveis com 50% de chance à mais de passar por quadros dessa magnitude.

Nascida em Quirinópolis, a Dra. Drielle Alves decidiu cursar fisioterapia e se especializou em reabilitação cardíaca, atuando desde procedimentos pós cirurgicos, que segundo a profissional "A fisioterapia cardíaca é uma das mais gratificante desde do processo pós cirurgico com os primeiros movimentos e cuidados no hospital, quanto depois, ajudando o paciente a se restabelecer com sua vida diária e ensinar uma nova visão de protocolos que pode ajudar com o bem estar e longevidade."

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo