Mundo Pet

Fim do ano e pets: saiba como diminuir os danos ao seu animal de estimação

As festas de fim de ano são danosas aos ouvidos dos pets que temos em casa. Fogos de artifício podem levar ao desespero de cães e gatos, que podem acabar tendo traumas graves devido aos ruídos.

3 min de leitura
29 Dez 2022 - 13h30 | Atualizado em 29 Dez 2022 - 13h30

As épocas de fim de ano são marcadas por alegria, festas, diversão e muito barulho. O que pode parecer interessante para nós humanos não condiz com a realidade dos pets que temos em nossas casas: as queimas de fogos durante a virada de ano são muitos os cachorros e gatos que tem problemas com os altos decibéis gerados.

Sensíveis aos barulhos, os cães e gatos presentes em nossos lares muitas vezes tem problemas por terem uma audição muito mais apurada do que a de nós humanos. O mal estar causado pelos ruídos pode ocasionar fugas, enjoos e em casos graves um estado de desespero tão grande que os pets podem vir a falecer de susto tamanho o trauma sentido.


 
A época de fim de ano é cruel para os nossos amigos que sentem muito mais do que nós o efeito dos ruídos. (Foto: Reprodução /Ourofino Saúde Animal)


Para evitar situações extremas, uma dica valiosa é tentar acalmar o animalzinho com chás, calmantes (mediante orientação veterinária) e o fechamento de portões ou grades que o animal possa se chocar em momento de grande desespero.

Focar em diminuir o estresse dos pets pode salvar vidas principalmente em uma época do ano marcada por agitação. Algumas orientações são recomendadas como:

- Redefinir o barulho dos fogos (quando o animal não conhece o barulho, entende que é uma situação perigosa). Assim uma dica é acostumar o pet com o som desde pequeno, de forma gradativa;

- Proteger o ouvido dos animais (através do uso de fones ou mesmo algodão caseiro);

- Acostumar ao barulho (adaptar o animal a volumes mais altos dias antes dos fogos, afim de diminuir os riscos de um trauma repentino);

- Manter o animal perto (o animal se sente mais confortável e seguro na presença do seu tutor, seja em casa ou onde for passar a virada);

- Criação de um espaço acolhedor (de preferência um local agradável, silencioso, com comida e os brinquedos do pet).

Lembrando que as orientações são dicas voltadas a minimizar os danos causados pelos fogos aos ouvidos e a audição dos animais, levando em consideração que cada animal tem sua forma específica de reagir quando se sente ameaçado.

 

Foto Destaque: A audição dos nossos amiguinhos merece atenção redobrada nessa época do ano. (Foto: Bougue)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo