Tech

Fim de uma era: FIFA vai virar “EA Sports FC” a partir de 2023

"FIFA" vai virar "EA Sports FC" em 2023 após fim de parceria entre desenvolvedora e a maior entidade do futebol mundial que durou quase 30 anos. EA confirma que irá lançar seu último "FIFA" este ano

16 Mai 2022 - 14h30 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 14h30
Fim de uma era: FIFA vai virar “EA Sports FC” a partir de 2023 Lorena Bueri

A Electronic Arts (EA) anunciou na semana passada que sua franquia de games de futebol, batizada de "FIFA", vai mudar de nome para "EA Sports FC".  A mudança marca o fim de uma pareceria entre a entidade esportiva e a desenvolvedora que durou quase 30 anos.

 

O novo game "EA Sports FC" assume o lugar de "FIFA" a partir de 2023, e a empresa promete mais informações sobre o futuro da série em julho do mesmo ano. Antes da mudança ocorrer de fato, a Electronic Arts confirma que irá lançar seu último "FIFA" em 2022.

 

"Estamos comprometidos em garantir que o próximo Fifa seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente", afirmou o vice-presidente executivo da desenvolvedora, Cam Weber, em comunicado.

 

Apesar da mudança de nome, a EA diz que grande parte da franquia continua a mesma e que outros aspectos do jogo não devem ser afetados. "Tudo que você ama sobre nossos games farão parte do 'EA Sports FC' — as mesmas grandes experiências, modos, ligas, torneios, clubes e atletas estarão lá", disse Weber.


EA  promete mais informações sobre futuro de sua franquia em julho de 2023. Foto: Divulgação/EA


De acordo com o sócio da GoGamers, Carlos Silva, esse tipo de movimentação é complexa por se tratar de um clássico dos games. “Uma das principais preocupações é a perda das licenças que o jogo FIFA conseguiu agregar ao longo dos últimos anos, e que fez ele se tornar um dos maiores produtos da indústria. A princípio, as grandes licenças irão se manter, mas não está claro até quando, já que a FIFA como entidade máxima do futebol pode procurar um novo parceiro para publicar e desenvolver um novo produto para o consumidor. Se for nesse caminho, é possível que exclusividades sejam negociadas e teremos um cenário parecido com o que já vimos entre o jogo FIFA e eFootball (antigo Pro Evolution Soccer), e isso muitas vezes prejudica a experiência do consumidor.”

 

A desenvolvedora falou pela primeira vez em outubro de 2021 sobre a possibilidade de mudar o nome do jogo. A parceria entre empresa e a maior entidade do futebol mundial acontece desde 1993, quando a franquia teve início com "Fifa International Soccer". De acordo com o jornal "New York Times", a FIFA queria receber mais de US$ 1 bilhão a cada quatro anos, o ciclo estabelecido pelas Copas do Mundo.

 

Foto destaque: EA garante que próximo "FIFA" será o melhor da franquia. Reprodução: Divulgação/EA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo