Mundo Pet

Fim de ano: entenda os alertas e cuidados com seus pets

Confira dicas para cuidar dos bichinhos durante período de viagens e ainda protegê-los dos temidos e perigosos fogos de artifício, comuns no Natal e Ano Novo.

3 min de leitura
03 Dez 2022 - 20h20 | Atualizado em 03 Dez 2022 - 20h20

O fim do ano chegou e junto com ele, as viagens, férias, diversas comemorações e claro, não dá para esquecer dos cuidados com os pets durante esta época repleta de festividades, fogos de artifício e pé na estrada. Vale ressaltar que o som emitido pelos fogos de artifício podem prejudicar os nossos amados pets.

Devido a audição de cães e gatos ser mais aguçada que a dos humanos, os estampidos causados por fogos podem assustá-los ou até mesmo causar irritação. Alguns cachorros podem apresentar algumas reações, ter tremores, alterações na frequência cardíaca e respiratória, além de latir compulsivamente, por conta do desconforto que sentem.

No entanto, acostumá-los aos barulhos seria a alternativa ideal para que os fogos não prejudicassem tanto os animais, porém ainda é uma solução que está longe de acontecer. Nesse caso, colocá-los em ambiente seguro, acompanhado de alguém que estão acostumados e proteger os ouvidos com protetores - que devem ser retirados após a queima de fogos -, é o melhor metódo. O bom e velho colo também é indicado para cães mais sensíveis.

Algumas pessoas já têm viagens programadas e aproveitam para comemorar as festas de fim de ano em família ou com os amigos. Embora nem sempre seja possível, em alguns casos o tutor consegue levar os animais junto para aproveitar as férias.


Importante redobrar os cuidados com seu pet durante as festividades que soltam fogos de artifício (Foto: reprodução/Freepik)


Transporte dos pets durante os passeios

Para segurança dos animais, o que o código de trânsito exige é que a caixa de transporte esteja fechada, com espaço suficiente para o pet permanecer em pé. Em carros é possível afivelar a coleira peitoral ao cinto de segurança de três pontas. O que não se recomenda é o transporte de animais soltos ou no colo.

Quem tem um animal de estimação em casa sabe bem da importância de manter uma rotina diária de cuidados e responsabilidade. Essa preocupação dura o ano inteiro, inclusive no período de férias. Sendo assim, como acostumar o pet a viajar?

É necessário fazer adaptação na caixa de transporte todos os dias, aplicando reforço positivo, com petiscos, por exemplo. Levar brinquedos e utensílios os quais o animal já esteja acostumado também favorecem a adaptação. Se nada disso funcionar, deve-se procurar um médico veterinário para medicá-los.

Viagens de avião

Cada companhia aérea tem suas regras de transporte mas independente de qual seja, é necessária a aquisição de uma caixa de transporte, avaliação e atestado de sanidade, bem como carteirinha de vacinação devidamente atualizada por médico veterinário. A adaptação na caixa é importante para evitar estresse de transporte.

Os cuidados com os pets é imprescindível para que eles possam participar dos momentos de lazer com os donos. Além disso, o conforto deve ser garantido para os bichinhos, assim como a alimentação deles.

Foto Destaque: Cachorro no Natal. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo