Tech

Fim da era da Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS) será desativada no início de 2031. Com o fim da Estação, um novo caminho se abrirá para empresas privadas e novas tecnologias.

24 Mai 2023 - 21h31 | Atualizado em 24 Mai 2023 - 21h31
Fim da era da Estação Espacial Internacional Lorena Bueri

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) sairá de órbita e deve cair no no oceano no início de 2031. Com mais de  25 anos orbitando a Terra, os equipamentos da ISS estão envelhecendo e por isso será desativada.

A Estação começou em 1998, com o lançamento do seu primeiro componente “Zarya”, um módulo russo. Em 2000, a primeira tripulação, formada por um astronauta e dois cosmonautas, foram enviada e desde então tem sido continuamente ocupada. Ao longo dos anos, a ISS recebeu em torno de 266 visitantes de diferentes países.

Vários países trabalharam juntos para construir a ISS - uma gigante estação espacial tão grande quanto um campo de futebol. Após o fim da Guerra Fria e a queda da então União Soviética, esse projeto ainda conseguiu que houvesse a parceria entre dois países inimigos, Estados Unidos e Rússia.

É realmente uma grande história de cooperação pós-Guerra Fria. A indústria espacial russa estava em maus lençóis. Esta foi uma oportunidade para que os Estados Unidos e a Rússia abrissem uma nova era de trabalho conjuntoI”, disse a especialista política espacial Wendy Whitman Cobb, da Escola de Estudos Aéreos e Espaciais Avançados da Força Aérea dos Estados Unidos.


Tripulação da Expedição 1 da ISS (Foto:Reprodução/NASA)


A ISS demonstra a incrível colaboração humana, que sobreviveu tanto as guerras como aos conflitos. Até mesmo com guerra na Ucrânia, a colaboração tem prosseguido até o atual momento, apesar da Rússia ter anunciado que deixará a Estação em 2024.

Isso deixa para trás essa noção de que, apesar de nossa obsessão com o nacionalismo e as fronteiras, somos capazes de cooperar”, disse Cathleen Lewis, curadora do National Air and Space Museum.

Com o fim da Estação, um novo caminho se abrirá para empresas privadas e novas tecnologias. Inclusive, com o anúncio do fim da Estação, muitas dessas empresas privadas lançaram seus projetos para abrir estações espaciais comerciais. A NASA está trabalhando ativamente na comercialização do espaço, a chamada “Economia de Órbita Terrestre Baixa” (LEO) tornando o turismo espacial uma possibilidade futura.

Foto Destaque:Janela da cúpula da ISS. Reprodução/NASA.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo