Esportes

Fifa anuncia novas medidas para o Mundial de Clubes

O formato atual não está garantido para 2024. A princípio, o que está confirmado é que o novo modelo de disputa, com 32 times, ocorrerá a partir de 2025

14 Mar 2023 - 16h35 | Atualizado em 14 Mar 2023 - 16h35
Fifa anuncia novas medidas para o Mundial de Clubes Lorena Bueri

A Fifa anunciou a data do novo Mundial de Clubes. O torneio está marcado para junho de 2025, com 32 equipes. A Conmebol terá seis vagas diretas, sendo quatro distribuídas aos vencedores da Libertadores entre 2021 e 2024. Palmeiras e Flamengo já garantiram sua participação para tal edição, pois foram os times que venceram a competição nos últimos dois anos.

Até 2025, o modelo do Mundial seguirá o atual, com os campeões continentais e o campeão nacional do país-sede compondo o torneio.

A Conmebol tem direito a seis cadeiras. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024, o que garante automaticamente Palmeiras e Flamengo. Os critérios de classificação para as outras duas vagas ainda não estão definidos. É provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério.


Entenda o novo Mundial de Clubes, com 32 equipes e a cada quatro anos - (Reprodução/Canal VSR)


Não pode haver mais de duas equipes por país. A exceção é se o mesmo país tiver campeões diferentes. Por exemplo: o Manchester City vence a Liga dos Campeões de 2023 e outro clube inglês (Liverpool, por exemplo) vence em 2024. Nesse caso, iriam três times da mesma nação (Chelsea, City e Liverpool).

O Conselho Técnico da FIFA aprovou por unanimidade a distribuição de vagas para o novo Mundial de Clubes em fevereiro. O torneio será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos. Veja a repartição:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

A Arábia Saudita sediará o Mundial de Clubes em 2023. O torneio contará com sete clubes, um de cada continente. A edição de 2024 terá um formato diferenciado, apresentando os campeões das principais competições de clubes de todas as confederações. Detalhes sobre a programação e o formato serão divulgados posteriormente.

Mundial de Clubes 2023: o que se sabe

  • Local: Arábia Saudita
  • Datas: 12 a 22 de dezembro de 2023
  • Número de times: 7

Foto Destaque: O Conselho da Fifa decidiu que os quatro campeões continentais do ciclo de 2021 a 2024. Reprodução: UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo