Saúde

Ficar muito tempo sentado pode ser prejudicial à saúde, indica estudo

Um estudo realizado pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva afirmou que passar muito tempo sentado pode ser prejudicial a saúde e instrui sobre como reduzir os riscos.

3 min de leitura
16 Jan 2023 - 16h30 | Atualizado em 16 Jan 2023 - 16h30

Estudo publicado na revista do Colégio Americano de Medicina Esportiva na quinta-feira (12) alerta sobre os perigos de passar o dia todo sentado, e instrui sobre como diminui os riscos.  De acordo com o estudo, realizar uma leve caminhada de cinco minutos a cada meia hora ajuda a aliviar parte do risco de ficar sentado por longos períodos do dia.

Existem estudos há anos na comunidade cientifica que indicam que ficar sentado por um longo período provoca o aumento do risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer, porém ainda não há uma diretriz que informe sobre quanto tempo pode-se passar sentado e com que frequência deve-se estar em movimento.

“Sabemos há cerca de uma década que ficar sentado aumenta o risco da maioria das doenças crônicas e também o de morte prematura”, informou Keith Diaz, principal autor do estudo e diretor do Laboratório do Exercício do Centro de Saúde Cardiovascular Comportamental no Centro Médico da Universidade de Columbia. “Assim como a quantidade de frutas e vegetais que devem comer e quanto exercício devem fazer, as pessoas precisam de orientações específicas sobre como combater os danos de se ficar sentado.”


(Trabalhar sentado por 08 horas seguidas é prejudicial a saúde. Foto/Reprodução: Annie Spratt/Unsplash)


O estudo reúne diversos marcadores de saúde em diferente combinações de períodos sentado e andando. Embora o tamanho da amostra não seja grande, o estudo contou com uma metodologia forte e rigorosa.

Diaz explicou também que “os cientistas ainda não sabem por que ficar sentado é tão ruim, mas a teoria é que os músculos são importantes na regulação de níveis como os de açúcar no sangue e colesterol. Quando ficamos sentados por muito tempo, os músculos não tem a chance de se contrair e operar de forma ideal.”

A recomendação feita, principalmente para as pessoas que trabalham e não podem realizar atividades físicas, é que seja realizada pelo menos cinco minutos de caminhada a cada meia, já que até as pequenas pausas para se movimentar demonstram uma redução da pressão arterial.

Foto Destaque: Mulher realizando atividade física. Foto/Reprodução: Cardmarverick via Stock Photo.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo