Bem Estar

Ficar muito tempo frente na TV e ser sedentário, afeta o sono dos idosos

Com a chegada da idade a quantidade de energia que o indivíduo consegue gastar diminui, mas as recomendações são de que o idoso tente se levantar ao menos de hora em hora e se movimente por cinco minutos.

15 Mar 2022 - 16h20 | Atualizado em 15 Mar 2022 - 16h20
Ficar muito tempo frente na TV e ser sedentário, afeta o sono dos idosos Lorena Bueri

Um trabalho feito por pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especificadamente cinco pesquisadoras, estimaram características de mais de 43 mil idosos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019.

As cinco pesquisadoras observaram que o comportamento sedentário:  ficar por muito tempo do dia sentado, reclinados ou deitados, tempo assistindo à TV, lidar com computadores e dispositivos móvei, e tempo não gastando energia, sendo um sedentário total.


Foto representativa de um idoso com dores. (Reprodução/Pexels)


Aqueles idosos que informaram permanecerem por mais de seis horas por dia vendo TV, ou mais de três horas no tempo sedentário total, apresentaram maior probabilidade de ter problemas de insônia.

Fatos comprovados científicamente apontam que a dificuldade para dormir está interligada a declínio cognitivo, depressão e aumento do índice de massa corporal.

O estudo foi publicado no dia 9 de março na revista “Cadernos de Saúde Pública”. A professora Núbia Carelli Pereira de Avelar é a coordenadora do Laboratório de Envelhecimento, Recursos e Reumatologia do campus Araranguá da UFSC, que fica no extremo sul do estado. Além dela, são coautoras as também professoras Ana Lúcia Danielewicz e Kátia Jakovljevic Wagner, e as estudantes Jaquelini Betta Canever (doutorado) e Letícia Martins Cândido (mestrado).

Tem nove anos que Núbia Carelli, fisioterapeuta por formação, pesquisa questões relacionadas ao envelhecimento. Ela garante que um bom começo é fazer interrupções regulares para se exercitar: 'o idoso deve fragmentar o período de comportamento sedentário a cada hora, movimentando-se por cinco minutos'.

A dominância de distúrbios do sono foi semelhante em todas as faixas etárias, explicou Ana Lúcia Danielewicz: 'entre 60 e 69 anos, ficou em 40%; entre os 70 e 79, 42%; acima dos 80 anos, 43%, ou seja, todos eram afetados pelo problema'.

As pesquisadoras relataram também que o uso dispositivos móveis e computadores aparentaram ser menos danosos ao sono do que a mídia televisiva. Uma das explicações para tal feito, segundo a doutora Núbia, é que a pessoa, ao utilizar esses dispositivos, se movimenta mais, porque se levanta com maior frequência do que quando assiste à TV.

 

Foto em Destaque: Foto de um Idoso usando celular. (Reprodução/Pexels).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo