Saúde

Fibromialgia: Saiba as causas, sintomas e tratamento

A fibromialgia acomete quase dois milhões de pessoas por ano, somente no Brasil. Os portadores sentem intensas dores musculares. Veja como é o diagnóstico e quais as causas.

17 Mai 2022 - 19h00 | Atualizado em 17 Mai 2022 - 19h00
Fibromialgia: Saiba as causas, sintomas e tratamento Lorena Bueri

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta ao deixar o paciente com dores pelo corpo todo. Além das intensas dores musculares, pode causar cansaço, fadiga e distúrbios de sono quando a pessoa dorme muito, mas acorda cansada. Além disso, pode causar problemas na memória e concentração, ansiedade e depressão.

Uma das características do portador da síndrome é a sensibilidade ao toque, quando existe uma compressão muscular ao realizar o exame físico. É um problema bastante comum, com cerca de 2 milhões de casos por ano no Brasil. Dito isso, é importante destacar que de 70 a 90% dos acometidos são pessoas do sexo feminino, entretanto, não há uma explicação evidente para esse fato.

Para realizar o diagnóstico de fibromialgia não é necessário exames laboratoriais, apenas clínico. Ao realizar determinadas perguntas ao paciente, já é possível identificar e destacar outras possibilidades.

As causas da doença são diversas. Podendo ser de origem genética, emocional ou até mesmo ambiental. Segundo pesquisas da área neurológica, acomete mais as pessoas que passam por estresse contínuo e rotineiro. Principalmente com a forma que o paciente lida com os gatilhos estressantes do dia a dia, a depender do modo, pode causar uma neuroplasticidade, isto é, uma mudança na conexão dos neurônios.


Dores da fibromialgia (Foto: Reprodução/ Twitter)


Ao diminuir os neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis também pela sensação de prazer, ficamos mais sensíveis a sensações de dor.

O maior problema da doença é a dificuldade para um diagnóstico precoce, visto que passa despercebida pela maioria das pessoas, sendo facilmente confundida com dores musculares comuns. Após diagnosticado, o paciente deve procurar um neurologista e ajuda psicológica, pois se trata de um tratamento multidisciplinar.

Portanto, para evitar o desenvolvimento da fibromialgia, a melhor opção é fazer terapia e tratamento emocional, verificar se o ambiente que está inserido é saudável e procurar histórico de pessoas próximas que têm ou tiveram a síndrome.

 

Foto Destaque: Dor comum na fibromialgia. Reprodução/ Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo