Tech

Ferramenta de hacking russa é sabotada por FBI

A guerra cibernética entre Rússia e Estados Unidos persiste há anos, mas a recente vitória por parte do FBI promete alguma medida de controle contra a espionagem russa.

10 Mai 2023 - 17h27 | Atualizado em 10 Mai 2023 - 17h27
Ferramenta de hacking russa é sabotada por FBI Lorena Bueri

Em comunicado, as autoridades norte-americanas informaram na terça-feira (9) que o FBI foi responsável por sabotar um conjunto de softwares com fins maliciosos usados por espiões russos, no que é mais um capítulo na saga de disputas virtuais entre as duas potências cibernéticas. Autoridades ainda afirmaram que os especialistas técnicos trabalhando pro FBI conseguiram identificar e desativar o malware usado pelo FSP, órgão executivo federal de segurança russo, contra computadores norte-americanos, algo que eles esperam ser um golpe decisivo contra um dos principais programas de espionagem cibernética vinda da Rússia.

"Acreditamos que essa seja a principal ferramenta de espionagem russa", informou uma das autoridades dos EUA para os jornalistas antes da notícia ser divulgada. Aparentemente, os EUA estão esperançosos de que a operação seja o suficiente para "erradir o campo de batalha virtual entre os dois países", já que o malware permitia que os usuários transmitissem informações roubadas através de hop points (pontos intermediários na circulação de dados) através do mundo em computadores infectados, criando um caminho quase indetectável.  


Hoje, o #FBI lançou uma #CyberSecurityAdvisory no Malware Snake, a ferramenta de ciberespionagem criada pelo FSB russo. O CSA detalha o uso, indicadores técnicos e recomendações para mitigar o dano do Malware. 


O funcionário entrevistado disse que os espiões do FSB e responsáveis pelo malware, comumente chamado de Snake, fazem parte de um perigoso grupo de hackers rastreado no setor privado conhecido como "Turla". O grupo já participa de uma variedade de atos ilícitos contra à Otan, agências governamentais e empresas de tecnologia dos Estados Unidos há mais de duas décadas. 

Até o presente momento, nenhum diplomata russo se pronunciou a respeito de mensagens pedindo comentários sobre o assunto. Há tempos Moscou nega a existência de quasiquer espionagens cibernéticas implementadas pelo governo contra o mundo ocidental. 

O FBI também está trabalhando com parceiros ao redor do globo para se certificar de que a funcionalidade internacional do malware Snake continue prejudicada. Agências de inteligência e de cibersegurança — junto de parceiros em países como a Austrália, Canada, Nova Zelândia e o Reino Unido — publicaram um comunicado conjunto na terça-feira descrevendo as capacidades técnicas do Snake e formas de consertar computadores aflingidos pelo vírus.

 

Foto destaque: Retratação de um funcionário técnico durante seu serviço. Reprodução/Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo