Esportes

Felipe Massa avalia opções legais sobre campeonato de 2008 da F1

Felipe Massa avalia opções legais após novas informações sobre escândalo de Singapura 2008. Bernie Ecclestone admite ter sido informado na época.

04 Abr 2023 - 17h28 | Atualizado em 04 Abr 2023 - 17h28
Felipe Massa avalia opções legais sobre campeonato de 2008 da F1 Lorena Bueri

O piloto Felipe Massa revelou que está avaliando suas opções legais após o surgimento de novas informações sobre o escândalo do Grande Prêmio de Singapura de 2008, que acabou sendo determinante para a perda do título mundial de Fórmula 1 daquele ano para o britânico Lewis Hamilton.

O brasileiro vencedor de 11 GPs está em busca de novos conselhos legais depois que as atualizações acerca da polêmica corrida do sudeste asiático vieram à tona em declarações do ex-chefão da maior categoria do automobilismo, Bernie Ecclestone, relata o portal “Motorsport.com”.

Naquele ano, Massa terminou o campeonato no segundo lugar, perdendo a disputa para Hamilton em circunstâncias dramáticas na última corrida da temporada em Interlagos, no Brasil.


Massa e Hamilton disputaram o título em 2008. (Foto/Reprodução/i2)


Em meados de 2009, foi revelado que a etapa de Singapura do ano anterior havia sido decidida pela equipe Renault, com um acidente em que Nelson Piquet Jr. bateu deliberadamente e provocou a entrada de um safety car, o que resultou na vitória de seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.

Enquanto o safety car estava na pista, Felipe Massa perdeu a liderança da corrida por conta de uma mangueira de combustível que ficou presa no carro (quando o reabastecimento era permitido na F1) e atrasou o seu pit stop, deixando o brasileiro entre os últimos colocados da prova. Lewis Hamilton, seu rival e adversário direto, terminou no pódio.

Depois que o escândalo veio à tona, Massa culpou o ocorrido por sua derrota no campeonato e queria que os resultados da corrida fossem cancelados. No entanto, isso não foi possível sob os estatutos da FIA, que manteve o título com Hamilton.


Nelson Piquet Jr. no "Singapuragate". (Foto/Reprodução/FPM)


Comentários da entrevista de Ecclestone

Em uma entrevista à “F1-Insider”, Bernie Ecclestone admitiu que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, foram "informados durante a temporada de 2008 sobre o que havia acontecido na corrida em Singapura", e que eles decidiram contra qualquer ação para "proteger o esporte e protegê-lo de um enorme escândalo”. "Naquela época, havia a regra de que uma classificação do Campeonato Mundial após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano é intocável. Então Hamilton foi presenteado com o troféu do campeonato e tudo estava bem”, disse Ecclestone.

O ex-chefão prosseguiu: "Eu ainda sinto pena de Massa até hoje. Ele ganhou a sua corrida final em casa em São Paulo e fez tudo certo. Ele foi privado de um merecido título, enquanto Hamilton teve toda a sorte do mundo e ganhou seu primeiro campeonato”, completou.


Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1. (Foto/Reprodução/EMI)


A partir dos novos comentários de Ecclestone, Felipe Massa declarou sua intenção de "estudar" as leis e reinvestigar a situação. Falando ao “Motorsport.com” durante o fim de semana da Stock Car Pro Series, ele lamentou: "Isso é muito triste, saber que o resultado desta corrida deveria ser cancelado e eu teria um título. No final, fui eu quem mais perdeu com este resultado. Então, estamos indo atrás dele para entender tudo isso", disse.

Massa completou afirmando que pretende alcançar a "justiça" acima de todas as coisas e comparou o cenário de mudança de resultados anos depois ao escândalo de doping no “Tour de France” em torno do ciclista Lance Armstrong.

Foto destaque: Massa lamenta ao perder título mundial de 2008. Reprodução/F1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo