Saúde

Fatores e hábitos ligados a enxaqueca

Pequenas mudanças na rotina podem interferir diretamente na redução da enxaqueca, contribuindo consequentemente para a qualidade de vida de quem sofre com essa dor.

06 Ago 2022 - 11h00 | Atualizado em 06 Ago 2022 - 11h00
Fatores e hábitos ligados a enxaqueca  Lorena Bueri

A enxaqueca é caracterizada por dores latejantes em um único lado da cabeça. Considerada um dos tipos mais comuns de dor de cabeça, ela pode se apresentar de diversas formas. Existe casos raros em que a dor latejante não é o principal sintoma apresentado, entretanto o acometido apresenta vertigem, desequilíbrio e tontura. Agitação, depressão, irritabilidade, Hipersensibilidade à sons, odores e luz, vômitos e náuseas também estão entre os sintomas da enxaqueca.

Em casos recorrentes de dor, procurar um profissional da saúde para investigar a gravidade do quadro e/ou se pode ser o sintoma de alguma doença é importante para que o paciente tenha seu bem-estar preservado. 

Insônia, nervosismo, estresse, tabagismo, jejum prolongado e alimentação incorreta estão entre os fatores que podem desencadear a enxaqueca no paciente. Em mulheres, os hormônios no período pré-mestrual integram os fatores ligados ao surgimento da dor. 

A consumação de vinho tinto, água ardente e cerveja podem potencializar as crises de enxaqueca, além do café. Em casos que o consumo de café é um hábito, interromper bruscamente o costume também pode ocasionar uma crise - ao invés de resolver a questão. 

Frutas cítricas, carne de porco, queijos maturados, derivados de leite e chocolate são os alimentos que estão ligados a crises de enxaqueca.


Enxaqueca (Reprodução/ Minha Vida)


O equilíbrio entre alimentação e outros hábitos possibilitam a diminuição das crises de enxaqueca, aumentando consequentemente a qualidade de vida de quem sofre constantemente com dores. É recomendado também a diminuição no consumo de produtos industrializados, em pról de uma dieta composta por alimentos mais saudáveis - além da ingestão de bastante água.

A prática regular de exercícios físicos, horários regulares para deitar-se e levantar-se também ajudam no combate a enxaqueca. 

Vale ressaltar que apesar de ser considerada uma dor comum, a enxaqueca deve ser tratada de maneira individualizada. Cada caso possui tratamento específico a ser orientado por um profissional da saúde. 

Foto destaque: Enxaqueca ( Reprodução/ Bioanálise) 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo