Celebridades

Fabiana Claudino, capitã de vôlei feminino, repudia atitude de Key Alves

Na noite desta quinta-feira (23), Fabiana Claudino desabafou nas redes sociais a respeito das atitudes racistas de sua colega de trabalho, Key Alves, dentro do BBB23.

24 Mar 2023 - 11h23 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 11h23
Fabiana Claudino, capitã de vôlei feminino, repudia atitude de Key Alves Lorena Bueri

Na noite desta quinta-feira (23), a capitã do time de vôlei feminino de Osasco, Fabiana Claudino, se pronunciou nas redes sociais a respeito do episódio de racismo religioso em que Key Alves se envolveu dentro do BBB 23. Fabiana fez questão de mostrar total reprovação à atitude da jogadora de vôlei, destacando o fato do BBB ser um reflexo da sociedade, que frequentemente finge que se importa com os erros que comete. 

Dentro do post, Fabiana se referiu ao momento dentro da Casa do Reencontro, em que Key apesar de ter pedido perdão, foi relutante e não assumiu ter sido racista com Fred. Fabiana alfinetou: ‘’Ser racista e ainda por cima, fingir que não entendeu, respondendo com caras e bocas e ironia, é constatar que empatia falta e respeito não existe!’’.

Prosseguiu: ‘’E mais uma vez a sociedade vai ser conivente, em nome do ENTRETENIMENTO, que na verdade é racismo religioso ou racismo recreativo.’’ A capitã criticou também a humilhação que pessoas pretas passam dentro de realities, contando que possuem a cabeça servida como o prato principal de chacota. 

Confira o desabafo de Fabiana:



A justificativa de Key Alves para Fred naquele momento foi dizer que sua família é negra, semelhante ao discurso que racistas frequentemente utilizam para justificar seus atos. Ela disse: ‘’Você pode falar que a gente foi intolerante, de que a gente falou da religião, ok. Isso a gente tá pedindo desculpa. Sempre vi isso como uma coisa errada. ‘’.

A atleta então, insistindo em negar não só o seu erro, como o dos outros brothers, Cristian e Gustavo Cowboy, continuou: ‘’Eu vim de uma criação errada que isso era errado. Mas falar que a gente é racista é outro nível. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Porque não é porque você é negro. Minha família é negra’’.

Tudo começou no episódio em que após Fred Nicácio ter saído do confessionário e, por adentrar o quarto totalmente escuro, começou a procurar sua cama. Sendo assim, com muita dificuldade, acabou parando na frente da cama do casal ‘’Guskey’’. 

Porém, no dia seguinte, Cristian, foi contar para Gustavo e Key que Fred estava ‘’fazendo os negócios dele’’ em frente a cama do casal. Key Alves chegou a dizer para Cowboy: ‘’Mano, eu falei pra você, eu não tô louca’’.  Além disso, a atleta também disse que caso ‘’estivesse mesmo acontecendo’’, ela apertaria o botão.



Gustavo chegou a perguntar o porquê do amigo não ter acordado ele no momento em que Fred estava parado na frente da cama, e Cristian afirmou que também estava morrendo de medo de Nicácio.  Os comentários dos três participantes foram completamente criticados e ganharam enorme repercussão do lado de fora da casa, porque trataram a fé de Nicácio como algo ruim, designando o crime de racismo religioso.

Durante a participação de Paula, Cristian, Cowboy e Fred no Domingão do Huck, Cowboy e Cristian  puderam rever o momento. Com isso, Cristian e Cowboy disseram que estariam dispostos a conversar com Nicácio caso ele quisesse.

Após Gustavo declarar que o comentário dos dois havia sido apenas um mal entendido, Nicácio rebateu: ‘’Mal entendido é outra coisa. Mal entendido é quando eu entendo uma informação errada, o que aconteceu é racismo religioso, intolerância religiosa, porque se fosse alguém rezando um terço de Nossa Senhora não teria acontecido isso’’.

Confira no vídeo abaixo



Fred também fez questão de ressaltar que, por ele ser representante de uma religião de matriz africana, o contexto sempre é levado para o lado negativo, e afirmou que os três haviam demonizado sua religião naquele momento.

Foto destaque: Fabiana Claudino e Key Alves. (Reprodução/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo