Esportes

FIFA anuncia teste de nova tecnologia para o futebol em jogo de time brasileiro

Ferramenta que detecta a posição de impedimento de forma automática será testada no Mundial de Clubes. Palmeiras embarca amanhã (02), para disputar a competição.

3 min de leitura
01 Fev 2022 - 13h37 | Atualizado em 01 Fev 2022 - 13h37

A Federação Internacional de Futebol e Associação (FIFA), entidade máxima que rege o futebol, anunciou que testará uma tecnologia de detecção automática de impedimento no Mundial de Clubes. A competição, que reúne os campeões continentais do mundo do futebol, será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 03 e 12 do mês de fevereiro.

A tecnologia tem como finalidade identificar a posição de impedimento de forma automática, através de um jogo de câmeras instaladas no alto do estádio. Segundo a entidade, o sistema irá coletar até 29 pontos do corpo do atleta e uma velocidade de 50 vezes por segundo. A partir disso, os dados coletados são enviados diretamente para a sala do VAR, quando detectada a posição ilegal.

Como de praxe, a FIFA utiliza torneios de base e competições alternativos para testar novas ferramentas. Foi assim com a tecnologia da linha do gol, no Mundial de Clubes de 2012, quando o Corinthians foi o primeiro clube brasileiro a testar a então novidade tecnológica e posteriormente com o implemento do VAR.


Abel Ferreira com taça de campeão da Libertadores. (Foto: Reprodução/Cesar Greco/Palmeiras)


Em caso de sucesso de uso, manejo e agilidade da tecnologia, o sistema será levado para avaliação do órgão responsável, que anualmente em uma reunião da International Football Association Board (IFAB). A projeção da FIFA, em caso de aprovação, é utilizar a tecnologia já na Copa do Mundo do Catar, que acontece em novembro deste ano.

O Mundial de Clubes começa na próxima quinta-feira, dia 03, com o jogo entre Al-Jazira e Association Sportive Pirae, em partida válida pela primeira fase da competição. O Palmeiras, como campeão da Libertadores, está classificado diretamente para a semifinal do torneio e estreia na próxima terça-feira, dia 08. Do outro lado da chave, o Chelsea, campeão da Champions League, também já está classificado direto para a semifinal e estreia na quarta-feira, dia 09. Ambos ainda aguardam a definição de seus respectivos adversários.

 

Foto destaque: árbitro holandês Björn Kuipers. Reprodução/Instagram/UEFA

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo