Tech

FCC autoriza SpaceX a fornecer serviço de internet móvel Starlink para barcos, aviões e caminhões

A Comissão Federal de Comunicações autorizou a SpaceX a fornecer internet via satélite Starlink para veículos em movimento, um passo fundamental para a empresa de Elon Musk expandir ainda mais o serviço.

02 Jul 2022 - 20h00 | Atualizado em 02 Jul 2022 - 20h00
FCC autoriza SpaceX a fornecer serviço de internet móvel Starlink para barcos, aviões e caminhões Lorena Bueri

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) concedeu à Elon Musk's SpaceX autorização para utilizar o seu sistema de Internet via satélite Starlink em veículos em movimento, tais como carros, camiões, barcos e aviões.

Juntamente com o SpaceX, a FCC concedeu também a aprovação à Kepler Communications, abrindo caminho para uma nova classe de terminais de utilizadores que se podem ligar a satélites de banda larga em movimento, informou o Verge.

"Autorizar uma nova classe de terminais para o sistema de satélites SpaceX irá expandir a gama de capacidades de banda larga para satisfazer as crescentes exigências dos utilizadores que agora requerem conectividade em movimento, quer conduzindo um RV (veículo recreativo) através do país, deslocando um cargueiro da Europa para um porto dos EUA, ou num voo doméstico ou internacional", disse o chefe de gabinete internacional da FCC, Tom Sullivan, numa declaração na quinta-feira.

A aprovação vem depois do SpaceX e de uma série de outras empresas terem solicitado no ano passado a aprovação regulamentar da FCC para permitir a utilização de terminais Starlink da Earth Stations in Motion (ESIM) em veículos em movimento.


Agencial espacial Spacex: Reprodução/thehil.


Embora a FCC tenha aprovado SpaceX e Kepler, negou uma petição da Dish Network que procurava impedir as empresas de utilizar frequências na banda de 12GHz.

No entanto, a FCC continuará a realizar análises à medida que avançar com a elaboração de regras sobre a presença de dispositivos ESIM na banda de 12GHz e disse que o Kepler e o SpaceX estarão sujeitos a quaisquer regras futuras que estabeleça, disse o relatório.

A FCC argumenta que a aprovação da nova capacidade é do interesse do público.

"Concordamos com o SpaceX e o Kepler que o interesse público beneficiaria ao conceder com condições as suas aplicações", escreveu a FCC na sua autorização.

Starlink é a ambiciosa iniciativa do SpaceX de lançar uma constelação de milhares de satélites em órbita terrestre de baixa a média, a fim de fornecer uma cobertura de banda larga de baixa latência para a Terra abaixo.

A empresa tem mais de 2.400 satélites em órbita até agora, e após ter saído dos testes beta perto do final do ano passado, a empresa gabou-se recentemente de ter 400.000 utilizadores.

Os clientes que quiserem encomendar Starlink devem comprar o kit - que vem com um terminal de utilizador - por $599 e depois pagar uma taxa mensal de $110.

 

Foto destaque: Antena da StarLink para ter acesso a internet. Reprodução: newsnetworkrstock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo