Notícias

FAB lança duas toneladas de alimentos e remédios em território Yanomami

O governo federal decretou estado de emergência no local por desnutrição, realizando operação ajuda humanitária em Roraima. O garimpo vem se tornando uma das grandes preocupações dos habitantes da região.

27 Jan 2023 - 11h17 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 11h17
FAB lança duas toneladas de alimentos e remédios em território Yanomami Lorena Bueri

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou duas toneladas de alimentos e remédios no território indigena Yanomami, depois de ser decretado estado de emergência por casos de desnutrição e de malária que atingiram as terras indígenas, as aeronaves do FAB realizou o lançamentos das toneladas sem pousar, apenas com paraquedas  O local, que é o maior território indigena no país, vem sofrendo ações ilegais de garimpos causando desnutrição. 

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a terra indigena Yanomami é habitada por oito povos, com mais de 26 mil habitantes e uma área de 9,6 milhões de hectares. O ISA destacou quatro “riscos potenciais e problemas existentes” nas terras yanomami: os caçadores, os garimpeiros, os fazendeiros e os pescadores. Entre essas, o garimpo vem se tornando uma das grandes preocupações dos habitantes da região.


Video: De forma inédita FAB realiza o procedimento. (Reprodução/Youtube)


Após realizar o lançamento de alimentos e remédios a Força Aérea explica, em nota, o procedimento “O lançamento múltiplo é um procedimento que consiste em lançar de uma plataforma fixa apropriada, com utilização de paraquedas, cargas aproximadamente 1000 pés, sendo possível o lançamento de até 5 cargas”, exemplifica.

O processo é inédito no Brasil, segundo a FAB, e foi viabilizado com a ajuda de uma força-tarefa envolvendo o Batalhão de Dobragem Pára-Quedas e Suprimento pelo Ar do Exército (Batalhão DOMPSA).

 

Essa foi a primeira vez que o C 105, operado pelo Esquadrão Onça, realizou um voo desta natureza, tornando-se um feito histórico e, acima de tudo, motivo de muito orgulho, uma vez que, com essa ação, puderam ajudar a salvar vidas”, diz em nota.

 

O território está localizado entre os Estados de Roraima e Amazonas, ao norte, na divisa do Brasil e Venezuela. Em Boa Vista, capital de Roraima, em um hospital improvisado, cerca de 700 indígenas continuam internados, número mais do que o dobro da capacidade.

 

Foto Destaque: FAB realiza lançamento múltiplo na região Yanomami. Reprodução/ForçaAéreaBrasileira

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo